ENSINO DE CIÊNCIAS E INCLUSÃO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

SCIENCE TEACHING AND INCLUSION: SOCIAL REPRESENTATIONS OF ELEMENTARY SCHOOL TEACHERS

Autores

  • Maíra Souza Machado Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) https://orcid.org/0000-0003-1219-7026
  • Maxwell Roger da Purificação Siqueira Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

DOI:

https://doi.org/10.1590/21172020210101%20

Palavras-chave:

Deficiência; Inclusão Educacional; Teoria das Representações Sociais.

Resumo

Este estudo foi realizado com professoras de ciências do ensino fundamental II que lecionam para alunos com deficiência nas turmas regulares, em Jequié / Bahia. Objetivou-se compreender como as docentes têm se posicionado frente à inclusão educacional. Utilizou-se a Associação Livre de Palavras e a entrevista semiestruturada para obtenção dos dados, em seguida, a Teoria das Representações Socais tipo de abordagem estruturalista subsidiou a análise de dados, por fim utilizou-se a análise de similitude. Os agrupamentos semânticos que tiveram uma alta frequência e uma baixa ordem média de evocações do termo indutor “Inclusão” foram Respeito e Direito, e para o termo “Ensino de Ciências e Inclusão” respectivamente, Direito, Metodologias diferenciadas e Aprendizagem. Os resultados indicam o reconhecimento por parte dos docentes que o ensino de ciências já possui indicíos inclusivistas.

This study was conducted with elementary school science teachers who teach students with disabilities in regular classes in Jequié / Bahia. The objective was to understand how teachers have positioned themselves on educational inclusion. We used the Free Association of Words and the semi-structured interview to obtain the data. The data analysis was supported by the approach of the Theory of Social Representations. Finally, we used the similarity analysis. The semantic groupings that had a high frequency and a low average order of evocations of the inducing term “Inclusion” were Respect and Law, while for the term “Science Teaching and Inclusion” were Law, Differentiated Methodologies and Learning, respectively. The results indicate the teachers’ recognition that science education already has indications of an inclusive perspective.

 

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Publicado

2021-02-03 — Atualizado em 2021-04-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS