Enseñanza e inclusión de las ciencias: ¿cuáles son las representaciones de los docentes de educación básica?

¿cuáles son las representaciones de los docentes de educación básica?

Autores/as

  • Maíra Souza Machado Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) https://orcid.org/0000-0003-1219-7026
  • Maxwell Roger da Purificação Siqueira Universidad Estatal de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.1590/21172020210101%20

Palabras clave:

Enseñanza de las ciencias, educación inclusiva, teoría de las representaciones sociales.

Resumen

Este artículo presenta los resultados de una investigación que analiza la práctica pedagógica de los profesores de ciencias con estudiantes con algún tipo de discapacidad en la escuela regular. Intentamos comprender cómo los docentes se han posicionado frente a esta nueva realidad, utilizando la Teoría de las representaciones sociales como herramienta de análisis. Como medio para obtener información, se utilizó la Free Word Association, la entrevista semiestructurada y el análisis de similitud, lo que proporcionó una mayor variedad de resultados y datos. Los resultados indican el reconocimiento por parte de los docentes de que la educación científica ya tiene una perspectiva inclusiva, sin embargo, todavía está en proceso de consolidación, enfatizando que ya se están desarrollando iniciativas inclusivas en las prácticas pedagógicas de algunos docentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ABRIC, J. C. Pratiques socials et. representátions. Paris, Presses Universitairies de France, 1994. [ Links ]

ABRIC, J. C. A abordagem estrutural das Representações Sociais. In: MOREIRA, A. S. P.; OLIVEIRA, D. C. (org.) Estudos interdisciplinares de representação social. 2ª ed. Goiânia: AB, p. 27-38, 2000. [ Links ]

ALVES-MAZZOTTI, A. J. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à Educação. Revista Múltiplas Leituras, v.1, n, 1, p. 18-43, 2008. [ Links ]

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3ª ed Lisboa: Edições 70, 2007. [ Links ]

BASSO, S. P. S.; CAMPOS, L. M. L. Licenciaturas em ciências e educação inclusiva: a visão dos/as licenciandos/as. Revista Eletrônica de Educação, v. 3, n. 2, p. 554-571, maio-ago 2019. .Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2522 . Acesso em: 02 jul. 2019. [ Links ]

BENITE, A. M. C.; PEREIRA, L. L. S.; BENITE, C. R. M.; PROCÓPIO, M. V. R.; FRIEDRICH. M. Formação de professores de ciências em rede social: uma perspectiva dialógica na educação inclusiva. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v.9, n. 3, p. 1-21, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3997 . Acesso em: 02 jul. 2019. [ Links ]

BENITE, C.R.M. Formação do professor e docência em Química em rede social: estudos sobre inclusão escolar e o pensar comunicativo. (Tese de Doutorado). Goiânia: UFG, 2011. [ Links ]

BEYER, H. O. Integração e inclusão escolar: reflexões em torno da experiência alemã Revista Brasileira de Educação Especial, v. 8, n. 2, p. 157-168, jul./dez. 2002. Disponível em: https://www.abpee.net/homepageabpee04_06/artigos_em_pdf/revista8numero2pdf/2beyer.pdf. Brasília: SDH-PR/SNPD. [ Links ]

BEYER, H. O. Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre: Mediação, 2010. [ Links ]

BRASIL. Cartilha do Censo 2010. Pessoas com Deficiência. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD). Coordenação-Geral do Sistema de Informações sobre a Pessoa com Deficiência; Brasília: SDH-PR/SNPD, 2012. [ Links ]

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília, 2015. [ Links ]

CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. Iramuteq: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, v.21, n. (2), p.513-518, 2013. Disponível em:http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v21n2/v21n2a16.pdf . Acesso em: 02 jul. 2019. [ Links ]

CAMARGO, E. P. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces. Editorial. Ciênc. Educ., Bauru, v. 23, n. 1, p. 1-6, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v23n1/1516-7313-ciedu-23-01-0001.pdf . Acesso em: 02 jul. 2019. [ Links ]

CAMARGO, E. P.; NARDI, R. Planejamento de atividades de ensino de física para alunos com deficiência visual: dificuldades e alternativas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 6, n. 2, p. 378-401, 2007. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen6/ART9_Vol6_N2.pdf . Acesso em: 02 jul. 2019. [ Links ]

CARVALHO, R. E. Educação inclusiva com os pingos nos is. Editora: Meditação, Porto Alegre, 2009. [ Links ]

CARVALHO, R.E. Escola inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. 6ª ed. Porto Alegre: Mediação , 2014. [ Links ]

DAL-FARRA, R. A.; LOPES, P. T. C. Métodos mistos de pesquisa em educação: pressupostos teóricos. Nuances: estudos sobre Educação, v. 24, n. 3, p. 67-80, set/dez. 2013. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2698/2362 . Acesso em: 02 jul. 2019. [ Links ]

DINIZ. D. O que é deficiência. São Paulo: Brasiliense, 2007. [ Links ]

DINIZ-PEREIRA, J. E. A construção do campo da pesquisa sobre formação de professores. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 145-154, jul./dez. 2013. Disponível em:https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/758 . Acesso em: 02 jul. 2019. [ Links ]

FERREIRA, V. C. P; A.S JÚNIOR, F.; AZEVEDO, R.C.; VALVERDE, G. A Representação social do trabalho: uma contribuição para o estudo da motivação. Estação científica, v. 1, p. 1-13, 2005. Disponível em: http://victorparadela.com/Artigos/Artigo.RST.pdf . Acesso em 02 jul. 2019. [ Links ]

GARCÍA, J. N. Manual de dificuldades de aprendizagem: linguagem, leitura, escrita e matemática. Porto Alegre: Artmed, 1998. [ Links ]

GHEDIN, E. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. [ Links ]

GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. [ Links ]

GLAT, R. (org.). Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de janeiro: 7 letras, 2011. [ Links ]

GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988. [ Links ]

JODELET, D. Loucuras e representações sociais. Petrópolis: Editora Vozes, 2005. [ Links ]

JOVCHELOVITCH, S. Representações sociais e esfera pública: a construção simbólica dos espaços públicos no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. [ Links ]

KAUSS, C. T. Formação de professores e educação inclusiva: Representações Sociais em construção. Dissertação (mestrado em Letras e Ciências Humanas - Universidade do Grande Rio, Escola de Educação, Ciências, Letras, Artes e Humanidades, 2013. [ Links ]

KRASILCHIK, M., MARANDINO, M. Ensino de Ciências e Cidadania. 2ª ed. São Paulo: Editora Moderna, 2007. [ Links ]

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 6ª ed. São Paulo: Cortez , 2002. [ Links ]

MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; TOMANIK, E. A. Representações sociais de meio ambiente: subsídios para a formação continuada de professores. Ciênc. Educ., Bauru, v. 19, n. 1, p. 181-199, 2013. Disponível em:hhttp://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n1/13.pdf . Acesso em: 02 jul. 2019. [ Links ]

MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. (org.) Representações Sociais, Formação de Professores e Educação. Rio de Janeiro: Bonecker, 2018, v. 1, p. 77-95. [ Links ]

MANTOAN, M. T. E.; PRIETO, R. G.; ARANTES, V. A. (org.). Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006. [ Links ]

MATTOS, P.; LINCOLN, C. L.: A entrevista não-estruturada como forma de conversação: razões e sugestões para sua análise. Rev. adm. Pública, v. 39, n. 4, p. 823-847, jul.-ago, 2005. [ Links ]

MOSCOVICI, S. A representação social sobre a psicanálise. Rio de janeiro: Zahar Editores, 1978. [ Links ]

MOSCOVICI, S. Representações Sociais: investigações em psicologia social 11° Ed. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2015. [ Links ]

NAIFF, D. G. M.; NAIFF, L. A. M.; SOUZA, M. A. As representações sociais de estudantes universitários a respeito das cotas para negros e pardos nas universidades públicas brasileiras. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 216-229, 2009. [ Links ]

OLIVEIRA, W. D.; BENITE, A. M. C. Estudos sobre a relação entre o intérprete de LIBRAS e o professor: implicações para o ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.15, n. 3, p. 597-626, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4331 . Acesso em: 2019. [ Links ]

ORTIZ, A. J.; MAGALHÃES JÚNIOR, C.A. O. Ser professor de física: representações sociais na licenciatura .Ens. Pesqui. Educ. Ciênc., Belo Horizonte, v.21, e10462, p. 1-22, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epec/v21/1983-2117-epec-21-e10462.pdf. Acesso em: 02 jul. 2019. [ Links ]

PEREIRA, L. L. S.; BENITE, C. R. M.; PADILHA, J. C.; MENDES, M. L.; VILELA-RIBEIRO, E. B.; BENITE, A. M. C. Trajetória da formação de professores de ciências para educação inclusiva em Goiás, Brasil, sob a ótica de participantes de uma rede colaborativa Ciênc. Educ., Bauru, v. 21, n. 2(2), 473-491, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v21n2/1516-7313-ciedu-21-02-0473.pdf . Acesso em 02 jul. 2019. [ Links ]

PERRAUDEAU, M. Estratégias de aprendizagem: como acompanhar os alunos na aquisição dos saberes. Porto Alegre: Artmed , 2009 [ Links ]

PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez , 2002 [ Links ]

PLETSCH, M. D. Repensando a inclusão escolar: diretrizes políticas, práticas curriculares e deficiência intelectual. 2ª ed. Rio de Janeiro: NAU, 2014. [ Links ]

ROCHA-OLIVEIRA, R.; DIAS, V.; SIQUEIRA, M. Formação de professores de biologia e educação inclusiva: indícios do Projeto Acadêmico Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.19, p. 225-250, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4935 . Acesso em: 02 jul. 2019. [ Links ]

ROSA, C. A.; ROSSO, A. J.; FERREIRA, A. C. Representações sociais dos licenciandos sobre o estágio curricular supervisionado. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc., Belo Horizonte, v.20, e9832, p. 1-22. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epec/v20/1983-2117-epec-20-e9832.pdf 1983. Acesso em:02 jul. 2019. [ Links ]

SÁ. C. P. Núcleo central das representações sociais. Petrópolis, RJ: Vozes. 1996. [ Links ]

SOUSA, C.P.; VILLAS-BÔAS, L.P.S. Avaliação da formação de professores: uma perspectiva psicossocial. Cadernos de Pesquisa, v.42n.147p.772-789 set./dez. 2012.Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v42n147/07.pdf . Acesso em:02 jul. 2019 [ Links ]

TEIXEIRA, M. C. T. V.; BALÃO, S. M. S.; SETTEMBRE, F. M. Saliência de conteúdos de representação social sobre o envelhecimento: análise comparativa entre duas técnicas associativas. Revista Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, v. 16, n. 4, p. 518-524, out./dez. 2008. Disponível em: http://www.facenf.uerj.br/v16n4/v16n4a11.pdf . Acesso em: 02 jul. 2019. [ Links ]

UNESCO. Declaração de Salamanca sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Conferência Mundial de Educação Especial. Salamanca, Espanha, 1994. Disponível em: Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf . Acesso em:02 jul. 2019 [ Links ]

VAILLANT, D.; GARCIA, M. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curtitiba: UTFPR, 2012. [ Links ]

VERASZTO, E. V.; CAMARGO, E. P.; CAMARGO, J. T. F.; SIMON, F. O.; YAMAGUTI, M. X.; SOUZA, A. M. M. Conceitualização em ciências por cegos congênitos: um estudo com professores e alunos do ensino médio regular. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n. 3, p. 540-563, 2018. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen17/REEC_17_3_2_ex1294.pdf . Acesso em: 02 jul. 2019. [ Links ]

VIER, R. F. S.; SILVEIRA, R. M. C. F. O ensino de ciências nas salas de recursos multifuncionais: contribuições do enfoque CTS para a prática pedagógica inclusiva. Experiências em Ensino de Ciências, v.12, n.7, 2017. Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID429/v12_n7_a2017.pdf . Acesso em:02 jul. 2019. [ Links ]

VILELA-RIBEIRO, E.B.; BENITE, A. M. C. Alfabetização Científica e educação inclusiva no discurso de professores formadores de Professores de Ciências. Ciência e Educação, v. 19, n. 3, p. 781-794, 2013. Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID429/v12_n7_a2017.pdf . Acesso em: 02 jul. 2019. [ Links ]

VILELA-RIBEIRO, E.B.; BENITE, A. M. C. A educação inclusiva na percepção dos professores de química. Ciência e Educação, v. 16, n. 3, p. 585-594, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132010000300006&script=sci_abstract&tlng=pt . Acesso em: 10 jul. 2019. [ Links ]

Publicado

2021-02-03 — Actualizado el 2021-04-30

Número

Sección

REPORTES DE INVESTIGACIÓN