DIALECTIC-AXIOLOGICAL INSTRUMENT IN THE SELECTION OF SIGNIFICANT SPEECHES: IN SEARCH OF ETHICAL-CRITICAL SCIENTIFIC EDUCATION
O INSTRUMENTO DIALÉTICO-AXIOLÓGICO NA SELEÇÃO DE FALAS SIGNIFICATIVAS: EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA ÉTICO-CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172021230111%20Palavras-chave:
Valores, Investigação Temática, Paulo FreireResumo
As discussões sobre a dimensão axiológica na educação têm chamado a atenção de pesquisadores que investigam as possibilidades do desenvolvimento de uma Educação Científica ético-crítico, que considere os valores fundamentais à humanização dos educandos. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo consiste em explicitar a estruturação de um Instrumento dialético-axiológico e analisar suas contribuições para a identificação dos valores e desvalores no processo de obtenção dos Temas Geradores que nortearam a organização das atividades de um Clube de Ciências. Dentre os resultados, destaca-se que o Instrumento permitiu tanto a compreensão da dimensão valorativa nas limitações explicativas dos participantes da Investigação Temática quanto a orientação de quais valores são necessários para superar as situações-limites identificadas, viabilizando uma práxis axiológica no Ensino de Ciências.
Discussions about the axiological dimension in education have drawn the attention of researchers who investigate the possibilities of developing an ethical-critical Scientific Education that considers the fundamental values for the humanization of students. In this perspective, the aim of this study is to explain the structuring of a dialectic-axiological instrument and to analyze its contributions to the identification of values and devaluations in the process of obtaining the Generating Themes that guided the organization of activities of a Science Club. Among the results, it is noteworthy that the Instrument allowed both the understanding of the evaluative dimension in the explanatory limitations of the participants of Thematic Research and the orientation of which values are necessary to overcome identified limit situations, enabling an axiological praxis in Science Education.
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