A Não Neutralidade Axiológica do Processo de Formação Inicial de Professores de Biologia

Autores

  • Lucken Bueno Lucas
  • Marinez Meneghello Passos UEL - Universidade Estadual de Londrina. PECEM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
  • Sergio de Mello Arruda UEL - Universidade Estadual de Londrina. PECEM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.

Palavras-chave:

Axiologia, Formação inicial de professores de biologia, Matriz (3x3).

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação a respeito da influência de valores na formação inicial de professores. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com estudantes e professores de um curso de ciências biológicas de uma universidade pública do Paraná, Brasil. As entrevistas foram analisadas e categorizadas por meio de um instrumento teórico-metodológico denominado Matriz (3x3). Como resultado, obtivemos um perfil axiológico dos entrevistados segundo a distribuição de suas valorações e desvalorações nessa Matriz. Com isso foi possível detectar que os estudantes reproduzem o padrão valorativo de seus professores, indicando um perfil axiológico próximo dos mesmos. Hierarquicamente, ambos os grupos apresentaram valorações positivas para o ensino, seguidas daquelas associadas ao conteúdo e, por último, para a aprendizagem. As desvalorações incidiram primeiramente sobre o ensino, seguido da aprendizagem. Nenhuma desvaloração foi encontrada em relação ao conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marinez Meneghello Passos, UEL - Universidade Estadual de Londrina. PECEM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.

MARINEZ MENEGHELLO PASSOS é Bacharel e Licenciada em Matemática (UEL, 1981-1982), Mestre em Matemática (UEL, 1989), Mestre em Educação (UEL, 2004) e Doutora em Educação para a Ciência (Unesp, 2009). Professora da Universidade Estadual de Londrina de 1982 a 2015. Atualmente é Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática. Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Educação Matemática e Ensino de Ciências. Orientou diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em Educação Matemática e Ensino de Ciências. Atuou em projetos de extensão, ensino e pesquisa como coordenadora e/ou colaboradora. Autora de livros didáticos em Matemática e Ciências para o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. Atualmente coordena e colabora com projetos de pesquisa. É lider do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 [http://educimlondrina.blogspot.com.br/]. Dedica-se atualmente às seguintes linhas de pesquisa: Análises Qualitativas; Formação de Professores; Educação Informal; Ensino e Aprendizagem de Matemática e Ciências. Bolsista Produtividade da Fundação Araucária no período de 2014-2016. Atualmente é Bolsista Sênior da Fundação Araucária.

Sergio de Mello Arruda, UEL - Universidade Estadual de Londrina. PECEM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.

SERGIO DE MELLO ARRUDA é Bacharel em Física (USP, 1976), Mestre em Ensino de Ciências (USP, 1994) e Doutor em Educação (USP, 2001). Professor da Universidade Estadual de Londrina desde 1978. Aprovou diversos projetos de pesquisa e extensão no CNPq, CAPES, Vitae. Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Ensino de Ciências. Orientou diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em ensino de ciências. Coordenou o projeto de extensão RENOP - Rede de Disseminação em Educação Científica do Norte do Paraná entre 1994-1997 [CAPES/PADCT]; coordenou o projeto de extensão PROCIÊNCIAS entre 1997-2000 [CAPES/PADCT]. Coordenou a implantação do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL. Coordenou a implantação do Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina, órgão suplementar da UEL. Coordenou a implantação do projeto PIBID/UEL. Cargos exercidos: coordenador do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática de 2002 a 2004; diretor do Museu de Ciência e Tecnologia da UEL de 2009 a 2014; coordenador institucional do projeto PIBID/UEL de 2009 a 2013; Pró-reitor de extensão da UEL de 2014 a 2016. É lider do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 [http://educimlondrina.blogspot.com.br/]. Linhas de pesquisa atuais: Relação com o saber; Formação de professores; Educação informal; Psicanálise e ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Lucas, L. B., Passos, M. M., & Arruda, S. de M. (2016). A Não Neutralidade Axiológica do Processo de Formação Inicial de Professores de Biologia. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 16(3), 499–520. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4475

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)