DO DIÁRIO DE FORMAÇÃO À SISTEMATIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O PROCESSO DE (AUTO)FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
FROM THE FORMATION DIARY TO THE SYSTEMATIZATION OF EXPERIENCE: THE PROCESS OF (SELF)FORMATION OF SCIENCE TEACHERS
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172022240109Palavras-chave:
Professores investigadores, Ensino de Ciências, Investigação-AçãoResumo
No presente artigo buscamos compreender como ocorre o processo de autoformação de Professores de Ciências e como este processo está relacionado com o Diário de Formação (DF), a escrita de narrativas reflexivas e com a Sistematização de Experiências (SE), mecanismos desencadeados pela Investigação-Formação-Ação (IFA). Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa com base em 15 DF de Professores de Ciências em formação continuada, analisados à luz da Análise Textual e Discursiva. Os resultados apontam para a compreensão do DF como Espaço de Sistematização e Ressignificação das Experiências, foram encontrados indícios de que o processo de formação de professores é ocasionado por meio do avanço reflexivo sobre as práticas e sobre a própria formação, sendo essa investigação possibilitada pelo processo de SE. Defendemos a relevância da IFA em coletivos de formação de Professores de Ciências, sendo o DF e a SE elementos potencializadores do desenvolvimento da reflexão crítica e autoformação docente.
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