INTERACTION AND MEDIATION PATTERNS IN TWO ONLINE FORUMS IN A COURSE FOR THE CONTINUING EDUCATION OF BIOLOGY TEACHERS

PADRÕES DE INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO EM DOIS FÓRUNS ONLINE EM UM CURSO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240130

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação à distância, Mediação

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar os padrões de interação, profundidade das discussões, categorias de fala e as formas de mediação de professores/cursistas em um curso online de formação continuada de professores de Biologia. A pesquisa de caráter quali-quantitativa, acompanhou 36 cursistas e um mediador em dois fóruns temáticos. Constatou-se um dinamismo nos turnos de fala, entre cursistas e mediadores, permitindo padrões de interação, além das formas tríadicas: Iniciação, Resposta e Feedback (I-R-F) e Iniciação, Resposta e Avaliação (I-R-A), típicas em atividades de interação presencial. Além disso, esses padrões indicam boa profundidade nas conversações e reflexões para a construção de significados. Dessa forma, o mediador não é o centro das discussões e toda a dinâmica conversacional não se restringe a um modelo reativo de interação.

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Biografia do Autor

Ranlig Carvalho de Medeiros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF/CEDERJ. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em EAD - PIGEAD pelo programa de Pós-graduação do Instituto de Matemática da UFF/LANTE. Mestre em Educação em Ciências e Matemática, pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEduCiMat/UFRRJ. Atualmente é parte do corpo de mediadores presenciais do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Pedagogia (Cederj/UERJ) em Paracambi. É professor regente de Ciências, Biologia e Física da rede estadual de educação - SEEDUC.

Benjamin Carvalho Teixeira Pinto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Associado lotado no Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino (DTPE), Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil. Professor
Pesquisador no Mestrado Profissional do Programa de PósGraduação em Educação em Ciências e Matemática.

Daniel Fábio Salvador, Fundação CECIERJ

Professor Associado Doutor da Fundação CECIERJ, ligada a Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado do RJ. Docente e orientador do programa de pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde do IOC-Fiocruz.

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Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

ARTIGO TEÓRICO / THEORETICAL ARTICLE