INTERACTION AND MEDIATION PATTERNS IN TWO ONLINE FORUMS IN A COURSE FOR THE CONTINUING EDUCATION OF BIOLOGY TEACHERS

PADRÕES DE INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO EM DOIS FÓRUNS ONLINE EM UM CURSO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240130

Palabras clave:

Formação de professores, Educação à distância, Mediação

Resumen

El presente trabajo tiene como objetivo analizar los patrones de interacción, la profundidad de las discusiones, las categorías de discurso y las formas de mediación de los profesores / participantes en un curso online de formación continua para profesores de Biología. Investigación cuali-cuantitativo siguió a 36 participantes del curso y un mediador en dos foros temáticos del curso. Hubo un dinamismo en los cambios de discurso, entre los participantes del curso y los mediadores, permitiendo patrones de interacción además de las formas triádicas: Iniciación, Respuesta y Feedback (I-R-F) e Iniciación, Respuesta y Evaluación (I-R-E), típicas en actividades de interacción facial. Tales patrones indican buena profundidad en las conversaciones y mayores reflexiones para la construcción de significados. Por tanto, el mediador no es el centro de las discusiones y toda la dinámica conversacional no se restringe a un modelo reactivo de interacción.

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Biografía del autor/a

Ranlig Carvalho de Medeiros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF/CEDERJ. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em EAD - PIGEAD pelo programa de Pós-graduação do Instituto de Matemática da UFF/LANTE. Mestre em Educação em Ciências e Matemática, pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEduCiMat/UFRRJ. Atualmente é parte do corpo de mediadores presenciais do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Pedagogia (Cederj/UERJ) em Paracambi. É professor regente de Ciências, Biologia e Física da rede estadual de educação - SEEDUC.

Benjamin Carvalho Teixeira Pinto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Associado lotado no Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino (DTPE), Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil. Professor
Pesquisador no Mestrado Profissional do Programa de PósGraduação em Educação em Ciências e Matemática.

Daniel Fábio Salvador, Fundação CECIERJ

Professor Associado Doutor da Fundação CECIERJ, ligada a Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado do RJ. Docente e orientador do programa de pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde do IOC-Fiocruz.

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Publicado

2022-11-30

Número

Sección

ARTÍCULO TEÓRICO