ARTIGO-PARECER - ESCOLA DE FÍSICA CERN: UMA ANÁLISE DO DISCURSO À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK

ARTICLE-OPINION - CERN SCHOOL OF PHYSICS: A DISCOURSE ANALYSIS IN THE LIGHT OF LUDWIK FLECK’S EPISTEMOLOGY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240129

Palavras-chave:

ético-ontoepistemologia, Ludwik Fleck, formação de professores, perspectiva cultural

Resumo

Brotamento de um parecer sobre o trabalho de Denardin, Guimarães e Harres (2022), este ensaio é um conjunto de notas que esboçam relações entre aspectos da obra filosófica de Fleck sobre os processos de produção, circulação e textualização dos conhecimentos científicos e a formação de professores no campo da Educação com ciências da natureza. Aponto o caráter precursor de sua obra com relação a desdobramentos contemporâneos da filosofia e da história da ciência, bem como dos Science Studies, abordando quatro aspectos: a possibilidade de uma interpretação cultural da noção de estilo de pensamento; a relação entre essa dimensão cultural, uma ontologia e a produção de sujeitos; a inseparabilidade entre produção de conhecimento, linguagem, circulação e e diferentes formas textuais; e a dimensão ética (política) de seu pensamento. Concluo, também a título de esboço, apresentando uma possibilidade de situar a agência docente nesses processos e a tensão essencial presente na formação do sujeito-prático-docente, seja inicial, seja continuada.

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Publicado

2022-11-21

Edição

Seção

PERSPECTIVAS / PERSPECTIVES