POPULAR SONGS IN TEACHING GENETICS AND EVOLUTION: BREAKING STEREOTYPES AND SCIENTIFIC RACISM
MÚSICAS POPULARES NO ENSINO DE GENÉTICA E EVOLUÇÃO: RUPTURA DE ESTEREÓTIPOS E RACISMO CIENTÍFICO
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172022240189Palavras-chave:
Ensino de Genética, Memória Biocultural, Racismo, Questões Sociocientificas, memórias, Músicas Populares.Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a importância da memória biocultural e das questões sociocientíficas para o ensino de genética e evolução. O objetivo é dialogar sobre a Memória Biocultural e contextualização do ensino de Genética e Evolução para destruição de preconceitos e estereótipos em relação à raça negra. Na metodologia, dentre os variados métodos de análise de conteúdo de Bardin, adotou-se a técnica de análise avaliativa para a interpretação de três canções que enaltecem e três músicas que são pejorativas ao povo negro. Dialoga-se sobre as diversas formas que o racismo científico se instaura no imaginário brasileiro e as implicações que as músicas pejorativas causam na vida em sociedade.
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