TEACHING BOTANY IN A BILINGUAL CONTEXT PORTUGUESE-BRAZILIAN SIGN LANGUAGE BASED ON THE HISTORICAL-CULTURAL THEORY

O ENSINO DE BOTÂNICA EM CONTEXTO BILÍNGUE PORTUGUÊS-LIBRAS A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURALTEACHING BOTANY IN A BILINGUAL CONTEXT PORTUGUESE-BRAZILIAN SIGN LANGUAGE BASED ON THE HISTORICAL-CULTURAL THEORY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/

Palavras-chave:

botânica, Surdos, Vigotski

Resumo

Esse artigo, fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, investiga a apropriação conceitual de alunos surdos em um ambiente bilíngue, com foco no ensino de Botânica. Para isso, foi elaborada uma sequência didática composta por quatro intervenções pedagógicas, aplicadas em 2023. A pesquisa utilizou questionários, atividades imagéticas e a videogravação como instrumentos de coleta de dados, analisados por meio da análise da conversação. Os resultados indicam que estratégias pedagógicas visuais potencializam a aprendizagem dos surdos e seu desenvolvimento, pois atuam como signos mediadores no processo de construção do conhecimento. A experimentação, ao proporcionar interação social e observação de fenômenos naturais, favorece a apropriação de conceitos científicos. No entanto, a pesquisa também aponta barreiras linguísticas e o pouco estímulo à linguagem, fatores que dificultam a aquisição de conceitos espontâneos e comprometem a elaboração de conhecimentos científicos.

 

Biografia do Autor

  • Gustavo , Universidade Federal de Goiás

    Licenciado em Biologia e Mestre em Educação em Ciências e Matemática, ambos pela Universidade Federal de Goiás.

  • Lidiane de Lemos Soares Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Anápolis

    Doutora em Química e Mestre em Educação em Ciências e Matemática, ambas pela Universidade Federal de Goiás. Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Goiás. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Anápolis.

  • Anita Benite, Universidade Federal de Goiás

    Doutora em Ciências. Professora do Instituto de Química e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiás, Brasil.

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Publicado

2025-07-14

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS