HOW THE THEME “ACTIVE LEARNING” IS CONSTITUTED IN TEACHERS' DISCOURSE DURING A CONTINUING EDUCATION PROCESS

COMO O TEMA “METODOLOGIAS ATIVAS” SE CONSTITUI NO DISCURSO DOS PROFESSORES DURANTE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • Nathalie Akie Omachi Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Carla Hernández Silva Universidad de Santiago de Chile
  • Marcia Borin da Cunha Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.1590/

Palavras-chave:

Formação de professores, Bakhtin, Ensino de Física

Resumo

As Metodologias Ativas (MAs) têm sido apresentadas e discutidas em documentos normativos e na literatura como uma proposta metodológica pertinente para aulas de Física. No entanto, para que elas se efetivem em sala de aula, faz-se necessário formar os professores para essa realidade. Diante desse cenário, no ano de 2021 a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR) ofertou um curso de formação continuada em Metodologias Ativas para os professores da rede. Essa formação é a base para o estudo que será apresentado neste artigo, tendo como problema de pesquisa: Como as experiências, formações, interações, sujeitos do discurso, valores e contextos sociais estão presentes na construção do discuso de professores e como esses refletem e refratam o Tema “Metodologias Ativas”. Utilizamos a análise discursiva ancorada nos pressupostos de Mikhail Bakhtin e seu Círculo para investigar o Tema emergente no discurso dos professores em relação às MAs. Com base em nossas análises compreendemos que no discurso dos professores afloram valorações acerca das MAs, tais como: i) Estudante responsável pela realização das atividades e bom andamento das MAs; ii) As MAs contribuem com a participação do estudante em sala de aula; iii) O tempo como uma necessidade emergente para o planejamento e desenvolvimento de atividades na perspectiva das MAs.

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Publicado

2025-07-14

Edição

Seção

ARTIGO TEÓRICO / THEORETICAL ARTICLE