ARTICLE-OPINION: THE ROLE OF THE PROBLEM IN SOCIO-SCIENTIFIC ISSUES AND IN THE DISCURSIVE DYNAMICS OF THE CLASSROOM

ARTIGO-PARECER: O PAPEL DO PROBLEMA NAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS E NA DINÂMICA DISCURSIVA DA SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/

Palavras-chave:

QSC, Natureza controversa , Ensino de Ciências

Resumo

Apresento a avaliação do artigo “O papel do problema nas questões sociocientíficas e na dinâmica discursiva da sala de aula”, com foco na abordagem das Questões Sociocientíficas (QSC) no ensino de Ciências e seu papel no desenvolvimento do letramento científico crítico. As QSC, por sua natureza controversa, envolvem dimensões sociais, econômicas, éticas, políticas e ambientais, podendo fomentar debates que incentivam o pensamento crítico e ações sociopolíticas. Embora o artigo original contribua de forma relevante para a compreensão dessas questões, especialmente ao relacioná-las com a perspectiva sociocultural de Vygotsky, identificou-se a necessidade de um maior aprofundamento no que tange ao desenvolvimento do letramento científico crítico e à explicitação das controvérsias inerentes às QSC. Com base nisso, amplio a discussão teórico-metodológica sobre esses aspectos e proponho uma reflexão, visando contribuições para uma educação científica mais politizada, contextualizada e transformadora

Referências

Aikenhead, G. S. (2000). Renegotiating the culture of school science. International Journal of Science Education, 22(3), 229-244. https://doi.org/10.1080/095006900289104

» https://doi.org/10.1080/095006900289104

Allchin, D. (2013). Teaching the nature of science: Perspectives & resources Itascal.

Auler, D., & Bazzo, W. A. (2001). Ciência, Tecnologia e Sociedade: Ensino de Ciências por Temas Controversos. São Paulo: Cortez.

Bacci, P., Pataca, E. M., Jacobi, P. R., Silva, L. R., & L Filho, W. L. (2009). Análise da qualidade da água do córrego Pirajussara em São Paulo. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, 14(1), 5-16.

Bencze, J. L., Alsop, S., & Bowen, G. M. (2009). Student- teacher inquiry - based actions to address socio-scientific issues.Journal of Activist science & technology Education 1(2) 78-112.

Bertilsson, M., & Elam, M. (2003). Consuming, engaging and confronting science: The emerging dimensions of scientific citizenship. European Journal of Social Theory, 6(2), 233-251. https://doi.org/10.1177/1368431003006002005

» https://doi.org/10.1177/1368431003006002005

Bloome, D., Carter, S. P., Christian, B. M., Otto, S., & Shuart-Faris, N. (2008). Discourse Analysis and the Study of Classroom Language and Literacy Events: A Microethnographic Perspective New York: Routledge.

Cavalcanti, C. J. H., Costa, M. A. F., & Chrispino, A. (2014). Questões Socioambientais no Ensino de Ciências: Reflexões e Propostas. Rio de Janeiro: Editora Universitária.

Conrado, D. C. (2017). Questões sociocientíficas no ensino de ciências: Um estudo sobre a construção de uma abordagem didática interdisciplinar (Tese de Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Conrado, D. C., & Nunes-Neto, N. B. (2018). Questões sociocientíficas: Contextualizando o ensino de ciências e promovendo a alfabetização científica. Revista Brasileira de Educação, 23(4), 86-107. https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230018

» https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230018

Delizoicov, D., Angotti, J. A. P., & Pernambuco, M. M. (2011). Ensino de ciências: Fundamentos e métodos (4th ed.). São Paulo: Cortez .

Dussel, E. (2000). Ética da libertação: Na idade da globalização e da exclusão Petrópolis: Editora Vozes.

Endicott, L., Bock, T., & Narvaez, D. (2002). Cultural Issues in Moral Development and Moral Education. International Journal of Educational Research, 37(5), 367-380.

Erickson, F. (2008). Talk and social theory: Ecologies of speaking and listening in everyday life. Discourse & Society, 19(6), 785-788. https://doi.org/10.1177/0957926508095891

» https://doi.org/10.1177/0957926508095891

Freire, P. (1970). Pedagogia do Oprimido Paz e Terra.

Halpern, D. F. (2016). Critical Thinking across the Curriculum: Uma Breve Edição de Thought and Knowledge . Routledge.

Hodson, D. (2003). Time for action: Science education for an alternative future. International Journal of Science Education, 25(6), 645-670.

Hodson, D. (2011). Looking to the future: Building a curriculum for social activism Rotterdam: Sense Publishers.

Hodson, D. (2013). Time for action: Science education for an alternative future. International Journal of Science Education, 35(12), 2079-2098. https://doi.org/10.1080/09500693.2012.760893

» https://doi.org/10.1080/09500693.2012.760893

Hodson, D. (2018). Realizando o papel da ética e da política na educação científica: algumas considerações teóricas e práticas sobre questões sociocientíficas. In DM Conrado & N. Nunes-Neto (Orgs.), Questões sociocientíficas: Fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas (pp. 27-58). EDUFB

Hughes, G. (2000). Marginalization of socioscientific material in science-technology-society science curricula: Some implications for gender inclusivity and curriculum reform. Journal of Research in Science Teaching, 37(5), 426-440.

Hunter, M. (1985). Mastery teaching El Segundo, CA: TIP Publications.

Irzik, G., & Nola, R. (2014). New directions for nature of science research. In M. Matthews (Ed.), International handbook of research in history, philosophy and science teaching (pp. 999-1021). Dordrecht: Springer. https://doi.org/10.1007/978-94-007-7654-8_30

» https://doi.org/10.1007/978-94-007-7654-8_30

Jiménez-Aleixandre, M. P., & Frederico-Agraso, M. A. (2006). Argumentation and the learning of science. In S. Alsop & L. Bencze (Eds.), Analysing exemplary science teaching (pp. 121-134). Maidenhead: Open University Press.

Kahn, S., & Zeidler, D. L. (2016). The Role of Perspective Taking in Reasoning about Socioscientific Issues. Journal of Research in Science Teaching, 53(3), 391-418.

Knight-Bardsley, A., & McNeill, K. L. (2016). Elementary Teachers’ Use of Toulmin’s Argumentation Model for Teaching Science through Argumentation. Journal of Research in Science Teaching, 53(8), 1288-1316.

Levinson, R. (2006). Towards a theoretical framework for teaching controversial socioscientific issues. International Journal of Science Education, 28(10), 1201-1224.

Martínez Pérez, C., & Lozano, M. A. (2013). El Diálogo en la Enseñanza de las Ciencias: Una Herramienta para la Educación Científica Crítica y reflexiva. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 10(2), 257-274.

Nunes-Neto, N., & Conrado, D. M. (2018). Educação para a Sustentabilidade: Perspectivas e Desafios. Salvador: EDUFBA.

Pedretti, E. (2003). Teaching Science, Technology, Society and Environment (STSE) Education. In D. Zeidler(Ed.), The Role of Moral Reasoning on Socioscientific Issues and Discourse in Science Education (pp. 219-239). Dordrecht: Springer .

Ratcliffe, M., & Grace, M. (2003). Science education for citizenship: Teaching socioscientific issues. McGraw-Hill Education.

Reis, P., & Galvão, C. (2004). Educação CTS: Implicações para a formação de professores. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 4(1), 81-96.

Roth, W. M., & Désautels, J. (2002). Science education as/for sociopolitical action Peter Lang.

Sá, C. F. de, & Queiroz, S. L. (2007). Ensino por investigação: uma proposta para o ensino de ciências. Ciência e Educação, 13(1), 23-35.

Sadler, T. D. (2004). Informal reasoning regarding socioscientific issues: A critical review of research. Journal of Research in Science Teaching, 41(5), 513-536. https://doi.org/10.1002/tea.20009

» https://doi.org/10.1002/tea.20009

Sadler, T. D. (2009). Situating Socioscientific Issues in Classrooms as a Means of Achieving Goals of Science Education. In S. L. Zeidler(Ed.), The Role of Moral Reasoning on Socioscientific Issues and Discourse in Science Education (pp. 187-205). Springer.

Sadler, T. D., & Donnelly, L. A. (2006). Socioscientific Argumentation: The Effects of Content Knowledge and Morality. International Journal of Science Education, 28(12), 1463-1488.

Sadler, TD, & Zeidler, DL (2005). A significância do conhecimento de conteúdo para o raciocínio informal sobre questões sociocientíficas: aplicando o conhecimento genético a questões de engenharia genética. Science Education, 89(1), 71-93.

Santos, P. G. F. dos, Costa, N. C. C., & Brito, A. L. (2021). COVID-19 no âmbito das questões sociocientíficas: Modelando a problemática e traçando possibilidades educacionais. Investigações Em Ensino De Ciências, 26(1), 127-144. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p127

» https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p127

Santos, W. L. P., & Mortimer, E. F. (2002). Ciência, Tecnologia e Sociedade no Ensino de Ciências. Ijuí: Editora Unijuí.

Sousa, P. S. (2021). Questões sociocientíficas: Sua inserção ético-crítica na educação (Tese de doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina.

Shamos, M. H. (1995). The myth of scientific literacy. American Journal of Physics, 63(8), 787-788. https://doi.org/10.1119/1.17965

» https://doi.org/10.1119/1.17965

Wong, S. L., & Hodson, D. (2010). More from the horse’s mouth: What scientists say about science as a social practice. International Journal of Science Education, 32(11), 1431-1463. https://doi.org/10.1080/09500690903104465

» https://doi.org/10.1080/09500690903104465

Valladares, L. (2021). Scientific literacy and social transformation. Science & Education, 30(3), 557-587. https://doi.org/10.1007/s11191-021-00205-2

» https://doi.org/10.1007/s11191-021-00205-2

Vilches, A., Gil-Pérez, D., & Praia, J. (2011). Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências. São Paulo: Cortez .

Vygotsky, L. S. (1978). Mind in society: The development of higher psychological processes Harvard University Press.

Zabala, A. (2011). A prática educativa: Como ensinar Porto Alegre: Artmed.

Zeidler, D. L., & Keefer, M. (2003). The role of moral reasoning in argumentation: Conscience, character, and care. In D. L. Zeidler (Ed.), The role of moral reasoning on socioscientific issues and discourse in science education (pp. 7-38). Kluwer Academic Press.

Zeidler, D. L., Herman, B. C., & Sadler, T. D. (2019). Socioscientific Issues as a Curriculum Emphasis: Theory, Research, and Practice. Science Education, 103(6), 1176-1200.

Zeidler, D. L., Herman, B. C., Clough, M. P., & Kahn, S. (2016). The role of moral reasoning and the nature of science in socioscientific issues. Journal of Research in Science Teaching, 53(3), 388-421. https://doi.org/10.1002/tea.21302

» https://doi.org/10.1002/tea.21302

Zeidler, D. L., Sadler, T. D., Applebaum, S., & Callahan, B. E. (2009). Advancing reflective judgment through socioscientific issues. Journal of Research in Science Teaching, 46(1), 74-101. https://doi.org/10.1002/tea.20281

» https://doi.org/10.1002/tea.20281

Zeidler, D. L., Sadler, T. D., Simmons, M. L., & Howes, E. V. (2005). Beyond STS: A research-based framework for socioscientific issues education. Science Education, 89(3), 357-377.

Zeidler, D. L., Walker, K. A., Ackett, W. A., & Simmons, M. L. (2002). Tangled up in views: Beliefs in the nature of science and responses to socioscientific dilemmas. Science Education, 86(3), 343-367. https://doi.org/10.1002/sce.10025

» https://doi.org/10.1002/sce.10025

Downloads

Publicado

2025-01-15

Edição

Seção

PERSPECTIVAS / PERSPECTIVES