TEACHER DEVELOPMENT OF A SCIENCE EDUCATION TEACHER BY MEANS OF TEACHING TRAINING PROGRAMS ARTICULATION

O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS PELA ARTICULAÇÃO DE PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Elisabeth Barolli Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação https://orcid.org/0000-0001-9736-107X
  • Verónica Marcela Gurudi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172021230108%20

Palavras-chave:

Formação de Professores de Ciências, Desenvolvimento Profissional Docente, Políticas Públicas de Formação Docente.

Resumo

Este trabalho parte da hipótese de que um processo de desenvolvimento profissional docente que se inicia na graduação - apoiado em programas e projetos de incentivo à docência - requer continuidade na participação do professor em outros contextos formativos de longa duração. Para verificar tal hipótese, analisamos, numa perspectiva indiciária, a trajetória de uma professora de Física desde seu ingresso na licenciatura de uma universidade pública até sua participação em um curso de Mestrado Profissional. Metodologicamente, optamos pela tradição qualitativa de pesquisa e utilizamos como fonte de dados uma entrevista semiestruturada realizada com a professora. A análise dos dados seguiu um esquema que compreende o desenvolvimento profissional constituído por diferentes dimensões relacionadas aos saberes docentes. Os resultados parecem confirmar a nossa hipótese, mostrando a importância da continuidade e articulação de programas de formação inicial e continuada para favorecer o desenvolvimento profissional de professores de Ciências.

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Referências

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Publicado

2021-04-28

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS