PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL
CONTRADIÇÕES E REFLEXÕES NO ÂMBITO DA CULTURA POPULAR
Palavras-chave:
patrimônio cultural imaterial, cultura popular, políticas públicasResumo
O Registro do patrimônio imaterial transfere simbolicamente para o Estado a função de proteção e subsídio das expressões culturais do povo, que também deve ser parceiro. O reconhecimento institucional torna as culturas populares elemento característico nacional, ao passo que tornar-se patrimônio cultural reconhecido pela sociedade requer trabalho de criação novas referências coletivas e pedagógicas contidas nas propagandas, eventos culturais e objetos vendáveis. Implicam-se, então, novos processos que devem ser repetidamente discutidos, a fim de se compreender melhor, a real extensão da proposta política de proteção das expressões do povo, dentro do sistema capitalista. Tornar patrimônio cultural uma manifestação é fazer com que seja conhecida por todos e, consequentemente, tê-la também interpretada e adaptada. Assim, com o Registro, surgem contradições no âmbito do patrimônio cultural imaterial. Essas serão averiguadas neste artigo, objetivando destacar que o valor do instrumento seja reconhecido e, paralelamente, discutido de forma crítica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.