A ESSÊNCIA DO PATRIMÔNIO NA CONTEMPORANEIDADE
DOIS ESTUDOS DE CASO
Mots-clés :
essência patrimonial, conservação patrimonial, Carta de Burra, Muralha de BarcelonaRésumé
O presente trabalho analisa dois casos distintos, nos quais se avalia a supressão de edificações pré-existentes inseridas em centros urbanos dinâmicos: Barcelona e Belo Horizonte. Questiona-se como resgatar a essência do patrimônio, respondendo às demandas contemporâneas e considerando seus significados associativos, segundo a Carta de Burra e outros estudos. Em Barcelona, ocorreu recentemente a redescoberta e preservação de uma parcela de sua antiga muralha romana do século III, com a supressão de alguns edifícios, promovendo reflexões sobre o papel desse patrimônio e seus usos potenciais para os diferentes atores sociais envolvidos. Esse processo é comparado com o caso do Conjunto Sulacap-Sulamérica, em Belo Horizonte, no qual há muito foi construído um anexo que descaracterizou o projeto inicial, dando início à questionamentos sobre a sua possível supressão e suscitando também discussões relativas ao significado atual dos usos desse patrimônio dentro do contexto urbano. Dessa forma, busca-se apreender o que seria a essência de um patrimônio e quais os significados dos usos contemporâneos podem ser proporcionados por esses bens.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável 2017
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.