"Um time show de bola" (2013): uma animação como crítica à mercantilização do futebol
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito Acesso Livre).
Referências
CAMPERO, Agustín. Nuevo Cine Argentino: de Rapado a Historias extraordinárias. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional; Los Polvorines: Universidad Nacional de General Sarmiento, s/d.
DAMO, Arlei Sander. Do dom à profissão: formação de futebolistas no Brasil e na França. SP: Aderaldo & Rothschild Ed., Anpocs, 2007.
DAMO, Arlei Sander. O futebol tem futuro nas ciências humanas brasileiras? In: Simpósio Internacional Futebol, Linguagem, Artes, Cultura e Lazer, II, Belo Horizonte, 2016. Disponível em goo.gl/nfNOVv. Acesso em 24 jan. 2017.
FONTANARROSA, Roberto. Memorias de un wing derecho. In: El mundo ha vivido equivocado. Buenos Aires: Ediciones de la flor, 1985, f. 1-2. Disponível em goo.gl/IFnc9s. Acesso em 24 jan. 2017.
GARTON, Gabriela. “Memorias”, machos y mujeres en Metegol de Juán José Campanella y Eduardo Sacheri. In: Jornadas de Sociología, XI, Buenos Aires, 2015, f. 1-15. Disponível em goo.gl/kACwg4. Acesso em 24 jan. 2017.
INFOTECHNOLOGY. Campanella cuenta como se hizo Metegol. InfoTechnology, 19 jun. 2013. Disponível em goo.gl/7.MoUzt. Acesso em 24 jan. 2017.
MELO, Victor Andrade de. Futebol e cinema: duas paixões, um planeta. In: MELO, Victor Andrade de; ALVITO, Marcos (org.). Futebol por todo o mundo: diálogos com o cinema. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2006, p. 9-26.
PRONI, Marcelo Weishaupt. Esporte-espetáculo e futebol-empresa. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, 1998.
RUALES, Andrés Lasso. Eduardo Sacheri: um camisa cinco fantástico e um romancista de futebol melhor ainda. Trivela, 26 jan. 2015. Disponível em goo.gl/0VuKEp. Acesso em 24 jan. 2017.
VAZ, Alexandre Fernandez. Esporte e sociedade, segundo Theodor W. Adorno. Constelaciones – Revista de Teoria Crítica, v. 3, n. 3, dez. 2011, p. 257-268. Disponível em goo.gl/9UKvEq. Acesso em 25 jan. 2017.
Filmes:
Apocalypse now!. Direção: Francis Ford Coppola. Estados Unidos, 1979 (153 min), son., colorido.
O segredo dos seus olhos. Direção: Juan José Campanella. Argentina-Espanha, 2009 (127 min), son., colorido.
Um time show de bola. Direção: Juan José Campanella. Argentina-Espanha, 2013 (106 min), son., colorido.