Conversa com Aldyr Schlee (parte I): futebol local e narrativas de fronteiras [c/ áudio]

Main Article Content

Gustavo Cerqueira Guimarães
Aldyr Garcia Schlee
Giulia Piazzi

Resumo

Conversa com o escritor, desenhista, criador da camisa Canarinho, jornalista e professor gaúcho Aldyr Schlee, realizada por Gustavo Cerqueira e editada por ele, em parceria com Giulia Piazzi. No diálogo do escritor com a revista FuLiA / UFMG, bem como em sua obra ficcional, o futebol é colocado diretamente em contato com questões relativas ao local e às fronteiras (Jaguarão/Brasil e Río Branco/Uruguai) e com os desvios e desencaixes identitários evocados por meio de flashes autobiográficos tanto do entrevistado quanto do entrevistador (Lajinha/MG e Ibatiba/ES).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Guimarães, G. C., Schlee, A. G., & Piazzi, G. (2018). Conversa com Aldyr Schlee (parte I): futebol local e narrativas de fronteiras [c/ áudio]. FuLiA / UFMG, 2(2), 127–155. https://doi.org/10.17851/2526-4494.2.2.127-155
Seção
ENTREVISTA
Biografia do Autor

Gustavo Cerqueira Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui os títulos de Doutor (2013) e Mestre (2005) em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da UFMG e Licenciatura Plena em Português e Literaturas (2012) e Psicologia Clínica (1999) pela PUC-Minas. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Faculdade de Letras da UFMG (2014-2015). Foi coeditor da EM TESE, revista do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UFMG, organizando os dossiês: Literatura e futebolRoland Barthes por nós mesmos. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG, onde também atua como membro-pesquisador do FULIA (Núcleo de estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes), realizando atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

www.gustavocerqueiraguimaraes.com

 

Currículo Lattes:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730164P6

 

Referências

SCHLEE, Aldyr Garcia. Contos de futebol. Porto Alegre: Ardotempo, 1997.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)