O futebol e as ditaduras nos tempos do Condor
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo propõe analisar o filme Memórias do Chumbo: o futebol nos tempos do Condor, de Lúcio de Castro, articula o terrorismo de estado às ditaduras no Brasil, Uruguai, Argentina e Chile, associando-os a algumas representações do controle estatal no futebol. Observamos nelas como os mecanismos de silenciamento da violência e do terror são evidenciados. Articularemos as investidas das ditaduras contra suas seleções de futebol e as diversas intervenções sobre esse esporte para desviar os olhares para o futebol, deixando livres ou minimizando as atenções sobre as ações terroristas da ditadura. Teremos tanto no Brasil, quanto na Argentina, um alto investimento por parte da ditadura para que o Brasil se sagrasse campeão de 1970 e que a Argentina sediasse e fosse campeã do mundial de 1978. Buscamos compreender, nesse estudo, o papel da ditadura brasileira como a fomentadora dos demais regimes, colaborando com os países do Cone Sul por meio da Operação Condor.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito Acesso Livre).
Referências
COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE. Relatório. Conexões Internacionais: A aliança repressiva no Cone Sul e a Operação Condor (capítulo 6), v. I. Brasília: dezembro de 2014.
McSHERRY, J. Patrice. Los Estados depredadores: la Operación Condor y la guerra encubierta en América Latina. Ediciones de la Banda Oriental, Montevidéu, 2009.
PALMAR, Aluízio. Onde foi que vocês enterraram nossos mortos? Curitiba: Travessa dos Editores, 2006.
PIRES, Breiller. Os 100 anos de João Saldanha, o técnico que atormentou a ditadura militar. El País. Esportes (Brasil), 03/06/2017. Disponível em: https://bit.ly/2KzfjLM.
REIS, Ramiro José dos. Operação Condor e o sequestro dos uruguaios nas ruas de um porto não muito alegre. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012. Disponível em: https://bit.ly/2jJ0j2x.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. Trad. Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras. 2007.
FILMES E VÍDEOS
CASTRO, Lúcio. Memórias do Chumbo: o futebol nos tempos do Condor (Brasil), TV ESPN, 2013. Disponível em: https://bit.ly/2jMh39g.
CASTRO, Lúcio. Memórias do Chumbo: o futebol nos tempos do Condor (Argentina), TV ESPN, 2013. Disponível em: https://bit.ly/YTGtVY.
CASTRO, Lúcio. Memórias do Chumbo: o futebol nos tempos do Condor (Chile), TV ESPN, 2013. Disponível em: https://bit.ly/1ASAhZV.
CASTRO, Lúcio. Memórias do Chumbo: o futebol nos tempos do Condor (Uruguai), TV ESPN, 2013. Disponível em: https://bit.ly/1qUd7TQ.
SALDANHA, João. Entrevista. Programa Roda Viva, TV Cultura, 25/05/1987. Disponível em: https://bit.ly/2KLVMsm.