O mito de Pelé, ou: 'um desvendamento do Ser'
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Minha contribuição parte de um ensaio pouco conhecido de Vilém Flusser, intitulado “Peleologia”, publicado no Suplemento Literário de O Estado de São Paulo em 04 de julho de 1964. Este ensaio tem um lugar de destaque no pensamento flusseriano. Argumento que ele está no limiar do próprio esclarecimento sobre o conceito de ‘pós-história’, como será tratado dois anos mais tarde no ensaio “Do Programa”, no qual Flusser proclama, pela primeira vez, “o fim da história”. Meu artigo visa elucidar as teias de pensamento, a dissolução e o surgimento de conceitos na obra flusseriana. Em Pelé, por exemplo, Flusser reconhece uma nova possibilidade de existência, o assim chamado ‘novo homem’, que seria também um modelo de vida para os brasileiros.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito Acesso Livre).
Referências
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialektik der Aufklärung, Frankfurt a.M.: Fischer, 1998.
FERREIRA DA SILVA, Vicente. Formas do reconhecimento [1950], In: FERREIRA DA SILVA, Vicente. Obras Completas. Dialética das consciências, vol. 1, São Paulo: IBF, 1964, p. 174-181.
FLUSSER, Vilém. Peleologia. O Estado de São Paulo, 04/07/1964.
FLUSSER, Vilém. Do programa. O Diário de Riberão Preto, 12/05/1966.
FLUSSER, Vilém. Carta a Miguel Reale, 31/01/1978.
FLUSSER, Vilém. Carta a Roberto Gomes, 26/09/1980.
FLUSSER, Vilém. Kommunikologie, editado por Stefan Bollmann e Edith Flusser, Mannheim: Bollmann, 1996.
FLUSSER, Vilém. Fenomenologia do Brasileiro: Em Busca de um Novo Homem, editado por Gustavo Bernardo Krause, Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.
FLUSSER, Vilém. Vicente Ferreira da Silva [1963], In: FLUSSER, Vilém. Da Religiosidade: a literatura e o senso de realidade, São Paulo: Ed. Escrituras, 2002, p. 107-111.
FLUSSER, Vilém. Pós-história: vinte instantâneos e um modo de usar, São Paulo: Annablume, 2011.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia, São Paulo: Annablume, 2011.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Phänomenologie des Geistes, Leipzig: Verlag der Dürr’schen Buchhandlung, 1907.
KOJÈVE, Alexandre. Introduction à la lecture de Hegel, Paris: Gallimard, 1947.
MARCUSE, Herbert. Der eindimensionale Mensch, Springe: zu Klampen Verlag, 2014.