Quatro crônicas de futebol de rua [texto]
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Braulio Tavares nasceu, em 1950, em Campina Grande, Paraíba, e conviveu também intensamente com a cultura pernambucana. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1982, onde vive até os dias de hoje. É ficcionista, poeta, dramaturgo,tradutor, pesquisador de literaturas fantástica e de cordel, compositor e letrista, destacando-se suas parcerias com Lenine.
É organizador das coletâneas, Contos fantásticos no labirinto de Borges (2005), Freud e o estranho: contos fantásticos do inconsciente (2007) e Contos obscuros de Edgar Allan Poe (2010). Vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura Infantil, em 2009, pela obra A invenção do mundo pelo Deus-Curumim, em parceria com Fernando Vilela.
Publicou o romance A máquina voadora (1994), os contos A espinha dorsal da memória (1989), vencedor da premiação portuguesa Caminho da Ficção Científica, os livros de poesia O homem artificial: poemas (1999) e O poder da natureza (2013), o ensaio O que é Ficção Científica, 1986. Dentre outras dezenas de livros
Braulio Tavares foi cronista semanal do jornal paraibano Jornal da Paraíba, onde publicou estas quatro crônicas em sua coluna, “Pelada e democracia”, “O futebol segundo Jairzinho”, “O lateral-esquerdo suspeitoso” e “O barra-a-barra”, que bem nos dizem sobre a sua perspectiva sobre o futebol amador.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito Acesso Livre).
Como Citar
Referências
TAVARES, Braulio. Blog do Autor. https://mundofantasmo.blogspot.com.