Mais branco do que preto na ditadura militar brasileira: a Democracia Corinthiana, o sindicalismo, a rebeldia e o rock and roll
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Resumo
Este estudo discutirá o documentário Democracia em preto e branco (2014), de Pedro Asbeg, e suas relações entre política, futebol e música. O documentário, comemorativo dos 30 anos do fim do movimento Democracia Corinthiana (1982-1984), é uma especial homenagem ao Dr. Sócrates, a figura mais emblemática do movimento político-esportivo, falecido em 2011. O filme traça seu argumento na esperança de compreender como o movimento Democracia Corinthiana sai dos campos de futebol e se transforma na ponte política para engrossar a massa de protestos a favor da democracia e pelas eleições diretas para presidente da república no Brasil. Entre as contribuições do filme para o debate entre política e futebol temos o destaque para o lateral esquerdo Wladimir, que seria, na ocasião, o principal fomentador de um projeto sindical entre os jogadores de futebol, que entretanto ficou legado a condição de coadjuvante de Sócrates e Casagrande. O primeiro marcado pela associação de mártir do movimento e o segundo pela rebeldia, rock ‘n’ roll, representante da geração 80. Nossa reflexão, busca discutir as estratégias de resistência e autoritarismo para que o movimento, tanto da democracia quanto das diretas, se tornasse mais branco do que preto. Colaboram para esse estudo reflexões de Norberto Bobbio, Walter Benjamin, Theodor Adorno, Alfredo Bosi e Elcio Cornelsen.
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Referências
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FILMOGRAFIA
ASBEG, Pedro (direção). Democracia em preto e branco. Brasil, son., color., 2014, 63 min.
DISCOGRAFIA
IRA! Núcleo Base. Mudança de comportamento. Produção: Pena Schmidt. Rio de Janeiro: WEA, 1985.
PARALAMAS DO SUCESSO. Selvagem. Selvagem?. Produção: Liminha. Rio de Janeiro: EMI, 1986.
RITA LEE. Amor branco e preto. Hoje é o primeiro dia do resto de sua vida. Produção: Arnaldo Baptista. Rio de Janeiro: Philips Records/Polydor Records, 1972.
RITA LEE. Vote em mim. Rita Lee e Roberto de Carvalho. Produção: Rita Lee, Roberto de Carvalho e Max Pierre. Rio de Janeiro: Som Livre, 1982.
TITÃS. O quê?; Polícia; Estado violência. Cabeça Dinossauro. Produtores: Liminha, Vitor Farias e Pena Schmidt, Rio de Janeiro: WEA, 1986.
ULTRAJE A RIGOR. Inútil. Nós vamos invadir a sua praia. Produção: Liminha e Pena Schmidt, Rio de Janeiro: WEA, 1985.