Práticas corporais, masculinidades e homoerotismo diálogos entre educação física e arte contemporânea

Conteúdo do artigo principal

Fabiano Devide

Resumo

Este estudo estabelece um diálogo entre os campos da Educação Física e da Arte Contemporânea. Tem por objetivo analisar e interpretar as relações entre práticas corporais e masculinidades, a partir da análise da série de fotografia Beach Triptychs, de Alair Gomes, na qual as práticas corporais se destacam e emergem referências à Arte Clássica, à religião e ao homoerotismo. Partindo dos estudos das masculinidades, analisamos as fotografias através da intercessão entre obra, artista, contexto histórico e Arte Contemporânea, além de considerarmos as noções de série, intertextualidade, enquadramento e dos espaços. A referida série amplia o olhar sobre a corporeidade masculina que se transformava nas praias do Rio de Janeiro, a partir do processo de subjetivação produzido pelo artista, que registrou um corpo masculino em ação corporal, tanto expressando virilidade e força, quanto desejo, tatilidade, intimidade e homoerotismo, esgarçando limites da heteronormatividade compulsória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DEVIDE, F. Práticas corporais, masculinidades e homoerotismo: diálogos entre educação física e arte contemporânea. FuLiA/UFMG , Belo Horizonte/MG, Brasil, v. 8, n. 2, p. 185–211, 2023. DOI: 10.35699/2526-4494.2023.40363. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/40363. Acesso em: 11 maio. 2024.
Seção
PARALELAS
Share |

Referências

ANDERSON, E. In the game: gay athletes and the cult of masculinity. New York: State University Press, 2005a.

ANDERSON, E. Ortodox and Inclusive masculinities: competing masculinities among heterossexual men in a feminized terrain. SageJournals, California, v. 48, n. 3, p. 337-355, 2005b.

ANDERSON, E. Inclusive masculinities: the changing nature of masculinities. Routledge: United Kingdon, 2009.

ANDERSON, E.; McCORMACK, M. Inclusive masculinity theory: overview, reflection and refinement. Journal of Gender Studies, London, v. 25, n. 5, p. 547-561, 2016.

ARAUJO, T. B. de; BRANDÃO, C. M. M. Sobre questões de gênero e imagens: um olhar sobre Alair Gomes. Uniletras, Ponta Grossa, v. 39, n. 2, p. 175-187, 2017.

BADINTER, E. Sobre a identidade masculina. Rio de Janeiro: N. Fronteira, 1993.

BARATA, R. O. M. Alair Gomes e Alvin Baltrop: o voyeurismo e o flaneurismo pornoerótico na fotografia gay dos anos 1970. Dissertação (Mestrado em Artes). Programa de Pós Graduação em Artes do Instituto de Ciências das Artes, UFPA, Belém, 2013.

BARROS, J. D. O campo da História: especialidades e abordagens. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

BAUBÉROT, A. Não se nasce viril, torna-se viril. In: CORBIN, A.; COURTINE, J. J.; VIGARELLO, G. (Orgs.). História da Virilidade: 3. A virilidade em crise? Séculos XX-XXI. Petrópolis: Vozes, 2013, p. 189-220.

BERTEVELLO, G. Academias de ginástica e condicionamento físico: desenvolvimento. In: DA COSTA, L. P. (Org.). Atlas do esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2006, p. 176-177.

BRITO, L. T. de; LEITE, M. S. Sobre masculinidades na Educação Física escolar: questões teóricas, horizontes políticos. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 2, p. 481-500, 2017.

CAUJOLLE, C. Music on the Beach. In.: GOMES, A. Alair Gomes. Paris: Fondation Cartier pour l´art contemporain, 2001.

CHIARELLI, T. Arte internacional brasileira. 2. ed. São Paulo: Lemos-Editorial, 2002, p. 141-150.

CHIARELLI, T. Erotica: os sentidos da arte. São Paulo: Associação de Amigos do CCBBSP, 2005.

CHIODETTO, E. Young male: fotografias de Alair Gomes. Rio de Janeiro: Galeria Triângulo, 2016.

CHIODETTO, E. Alair Gomes: percursos. Rio de Janeiro: Caixa Cultural, 2017.

COELHO, F. Ver com olhos livres. Zum, Rio de Janeiro, n. 6, p. 11-14, 2014.

CONNELL, R. Políticas de masculinidade. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 185-206, 1995.

CONNELL, R. The men and the boys. Australia: Allen & Unwin, 2000.

CONNELL, R. Masculinidades. México: UNAM-PUEG, 2003.

CONNELL, R. W.; MESSERSCHMIDT, J. W. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 241-282, 2013.

COSTA, J. F. A inocência e o vício: estudos sobre o homoerotismo. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

COSTA, H. Da fotografia como arte à arte como fotografia: a experiência do Museu de Arte Contemporânea da USP na década de 1970. Anais do Museu Paulista. São Paulo, v. 16, n. 2, p. 131-173, 2008.

DEVIDE, F. P. Estudos de gênero na Educação Física brasileira: entre ameaças e avanços, na direção de uma pedagogia queer. In: WENETZ, I.; ATHAYDE, P.; LARA, Larissa. (Org.). Ciências do Esporte, Educação Física e Produção do Conhecimento em 40 Anos de CBCE. Gênero e sexualidade no esporte e na educação física, v. 6. Natal: UFRN, p. 91-105, 2020.

DEVIDE, F. P. Estudos das masculinidades na Educação Física e no esporte: reflexões e contribuições sobre as teorias de Raewyn, Connell e Eric Anderson. In: DEVIDE, F. P.; BRITO, L. T. (Org.). Estudos das masculinidades na Educação Física e no esporte. São Paulo: nVersos, 2021. p. 23-56.

DEVIDE, F. P.; BRITO, L. T. (Org.). Estudos das masculinidades na Educação Física e no esporte. São Paulo: nVersos, 2021.

DEVIDE, F. P. Arte contemporânea, esportes e masculinidades: um diálogo com a obra de Alair Gomes. Cadernos de Pesquisa do SESC-SP, n. 13, p. 1-29, São Paulo, 2021.

DEVIDE, F. P. Masculinidades e práticas corporais na obra de Alair Gomes: a série Sonatinas, four feet. ArtCultura, Uberlândia, v. 24, n. 45, p. 199-217, 2022.

DUNNING, E. O desporto como uma área masculina reservada: notas sobre os fundamentos sociais na identidade masculina e as suas transformações. In: ELIAS, N. A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992, p. 388-412.

FBN. Alair Gomes: muito prazer. FBN: Rio de Janeiro, 2016.

FORTH, C. E. Masculinidades e virilidades no mundo anglófono. In: CORBIN, A.; COURTINE, J. J.; VIGARELLO, G. (Org.). História da Virilidade 3. A virilidade em crise? Séculos XX e XXI. Petrópolis: Vozes, 2013, p. 154-186.

FURTADO, R. P. Do fitness ao wellnes: os três estágios de desenvolvimento das academias de ginástica. Pensar a Prática, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 1-11, 2009.

GALE, M.; STEPHENS, C. Francis Bacon. London: Tate Publishing/Metropolitan Museum of Art, 2008.

GARCIA, W. Homoerotismo & imagem no Brasil. São Paulo: U. N. Nojosa/FAPESP, 2004.

GARCIA, W. Arte homoerótica no Brasil: estudos contemporâneos. Gênero, Niterói, v. 12, n. 2, p. 131-163, 2012.

GEOFFROY-SCHNEITER, B. Antiguidades gregas, etruscas e romanas. In: MUSÉE DU LOUVRE. O Guia do Louvre. Paris: editions de la reunion des musées nationaux, 2005, p. 94-137.

GOMES, A. Note on sequencial photographic compositions with multiple suggestions for the sequencing, s. d. In: GOMES, A. Alair Gomes. Paris: Fondation Cartier pour l´art contemporain, 2001.

GOMES, A. Reflexões críticas e sinceras sobre a fotografia, [1976]. Zum, Rio de Janeiro, n. 6, s. p., 2014.

GOMES, A. The three sonatinas, four feet..., [1978]. In: GOMES, A. Alair Gomes. Paris: Fondation Cartier pour l´art contemporain, 2001.

GOMES, A. Text for the advocate´s portifolio, [1983a]. In: GOMES, A. Alair Gomes. Paris: Fondation Cartier pour l´art contemporain, 2001.

GOMES, A. Introduction, [1983b]. In: GOMES, A. Alair Gomes. Paris: Fondation Cartier pour l´art contemporain, 2001.

GOMES, A. Entrevista concedida a Joaquim Paiva [1983c]. Zum, n. 6, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: https://encurtador.com.br/coACL.

GOMES, A. Alair Gomes. Paris: Fondation Cartier pour l´art contemporain, 2001.

GOMES, A. A New Sentimental Journey segundo Miguel Rio Branco. Rio de Janeiro: Cosac Naify, 2009.

GOMES, A. A fotografia de Alair Gomes: o fascínio pelo corpo masculino. VI Encontro de História da Arte: História da Arte e suas fronteiras. Anais... Campinas: Unicamp, 13-20, 2010.

GOMES, A. Alair Gomes: Glimpses of America e A Praça da República. X Encontro de História da Arte: estudos transdisciplinares e métodos de análise. Anais... Campinas: Unicamp, 43-52, 2014.

GOMES, A. A fotografia de Alair Gomes. Dissertação (Mestrado). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Unicamp, Campinas, 2017.

GOMBRICH, E. H. A História da Arte. 16. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

GREEN, J. Além do carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil no século XX. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2019.

HERKENHOFF, P. Melody of desire: the art of Alair Gomes. In: GOMES, A. Alair Gomes. Paris: Fondation Cartier pour l´art contemporain, 2001.

LIMA, I. G. de. O gênero da fotografia: da intersubjetividade à intercoporalidade na obra de Alair Gomes. Revista de Estudios Brasileños, v. 4, n. 8, p. 131-144, 2017.

LUCA, T. de. Notas sobre os historiadores e suas fontes. Métis: história & cultura, Caxias do Sul, v. 11, n. 21, p. 13-21, 2012.

MAUAD, A. M. Fotografia e História: possibilidades de análise. In: CIAVATTA, M.; ALVES, N. (Org.). A leitura de imagens na pesquisa social: História, Comunicação e Educação. São Paulo: Cortez, 2004, p. 19-36.

MAUBERT, F. Conversas com Francis Bacon: o cheiro do sangue humano não desgruda seus olhos de mim. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

MELLO, M. A sagração do Eros masculino. In: GOMES, Alair. A New Sentimental Journey: segundo Miguel Rio Branco. Rio de Janeiro: Cosac Naify, 2009.

MELO, V. A. Esporte, lazer e artes plásticas: diálogos. Rio de Janeiro: Apicuri, 2009.

NOLASCO, S. (Org.). A desconstrução do masculino. Rio de Janeiro: Rocco, 1995, p. 15-29.

OLIVEIRA, P. P. de. A construção social da masculinidade. Belo Horizonte/Rio de Janeiro: UFMG/IUPERJ, 2004.

PAIVA, J. Alair Gomes: a paixão pelo corpo masculino jovem e a construção de sequências fotográficas. In.: GOMES, A. Alair Gomes: um voyeur natural. Porto Alegre: Secretaria Municipal da Cultura, 2008, p. 13-17.

PEREIRA, B. O que pode uma sinfonia visual? Alair Gomes, fotografia e o corpo masculino para além da moldura heteronormativa. Anais... 13º Mundos de Mulheres e Fazendo Gênero 11: transformações, conexões, deslocamentos. Florianópolis, p. 1-12, UFSC, 2017a.

PEREIRA, B. Symphony of Erotic Icons: erotismo e o corpo masculino na fotografia de Alair Gomes. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, Unesp, Assis, 2017b.

PEREIRA, B. Heterotipias do (in)desejável: conjugando espaços e sexualidades a partir da fotografia de Alair Gomes. Periódicus, Salvador, v. 1, n. 8, p. 62-78, 2018.

PITOL, A. Alair Gomes: fotografias – anos 1960/1970. Relatório final de Iniciação Científica. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. USP, São Paulo, 2012. 64p.

PITOL, A. Alair Gomes: fotografia, crítica de arte e discurso da sexualidade. São Paulo: A. Pitol, 2013. 112p.

PITOL, A. Os escritos críticos de Alair Gomes sobre Arte: uma leitura introdutória. Anais... XII Encontro de História da Arte. Campinas, p. 103-108, Unicamp, 2017a.

PITOL, A. A. “Ask me to send these photos to you”: a produção artística de Alair Gomes nos Estados Unidos. ARS, São Paulo, ano 15, n. 31, p. 103-123, 2017b.

ROUILLÉ, A. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.

SANTOS, A. A fotografia como escrita pessoal: Alair Gomes e a Melancolia do corpo-outro. Tese (Doutorado em Artes Visuais). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

SANTOS, A. Duane Michals e Alair Gomes: documentos de si e escritas pessoais na arte contemporânea. ArtCultura, Uberlândia, v. 10, n. 16, p. 51-65, 2008a.

SANTOS, A. Alair Gomes: um voyeur natural. Porto Alegre: Secretaria Municipal da Cultura, 2008b.

SANTOS, A. À sombra dos rapazes em flor. Revista de História da Biblioteca Nacional – dossiê Corpo Perspectiva. Rio de Janeiro, ano 4, n. 40, p. 26-31, 2009.

SANTOS, A. “Tudo é permitido”: a escrita literário-filosófica como fundamento da criação artística de Alair Gomes. 24º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Anais... Santa Maria: UFSM, p. 8-24, 2015.

SANTOS, A. A fotografia como escrita pessoal: Alair Gomes e a melancolia do corpo-outro. Porto Alegre: Funarte/UFRGS, 2018.

SOARES, C., L.; MADUREIRA, J. R. Educação Física, linguagem e arte: possibilidades de um diálogo poético do corpo. Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 86, 2005.

SEDGWICK, E. K. A epistemologia do armário. Cadernos Pagu, Campinas, n. 28, p. 19-54, 2016.

SÔNEGO, M. de J. F. A fotografia como fonte histórica. Histariae, Rio Grande, v. 1, n. 2, p. 113-120, 2010.

TACCA, P. C. D. C. A “fotografia expandida” nos museus de arte moderna: experiências do MoMA de Nova Iorque e do MAM de São Paulo. XXVIII Simpósio Nacional de História: lugares de historiadores – velhos e novos desafios. Anais... Florianópolis, p. 1-13, 2015.

VASQUEZ, P. A janela indiscreta de Alair Gomes. Zum, R. Janeiro, n. 6, s. p., 2014.

VIGARELLO, G. Virilidades esportivas. In: CORBIN, A.; COURTINE, J. J.; VIGARELLO, G. (Org.). História da virilidade – 3. A virilidade em crise? Séculos XX-XXI. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 269-301.