Um importante campo suburbano o estádio do Riachuelo F. C. (1906-1909)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar a constituição de um espaço futebolístico nos subúrbios do Rio de Janeiro, mais especificamente na região do Riachuelo, na primeira metade do século XX, período em que o clube homônimo ao bairro participou de campeonatos de futebol importantes e providenciou a construção de seu campo. Para tanto, realizaremos nossa análise sobre alguns periódicos da época que davam espaços em suas páginas para os esportes suburbanos, tendo em comum também o fato de serem jornais de grande projeção e/ou abordarem especificamente as regiões que ladeavam o centro do Rio de Janeiro. Desse modo, esperamos contribuir com a ampliação dos estudos sobre as práticas esportivas para além dos grandes centros urbanos.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito Acesso Livre).
Referências
ABREU, Maurício de A. O Rio de Janeiro no século XIX: da cidade colonial à cidade capitalista. In: ______. Evolução urbana da cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IPP, 2013.
Acervo Digital da Biblioteca Nacional.
ASSAF, Roberto e MARTINS, Clovis. História dos Campeonatos Cariocas de Futebol – 1906/2010. Rio de Janeiro: Maquinária, 2010.
Benchimol, J. L. Pereira Passos: um Haussmann tropical. A renovação urba-na da cidade do Rio de Janeiro no início do século XX. Rio de Janeiro: Secre-taria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Departamento Geral de Docu-mentação e Informação Cultural, Divisão de Editoração, 1992.
CARDOSO, Ellizabet Dezouzart. Representações e identidade na cidade na primeira metade do século XX: os subúrbios cariocas. URBANA, v. 6, n. 9, 2014 [Dossiê: Dimensões Simbólicas das Intervenções Urbanas], CI-EC/UNICAMP.
Código de Posturas: Leis, decretos, editaes e resoluções da intendência muni-cipal do districto federal: compilação feita por ordem da prefeitura. Rio de Ja-neiro: Typ. Mont’alverne, 1894.
COELHO, Frederico Oliveira. Futebol e produção cultural no brasil: a constru-ção de um espaço popular. In: SILVA, Francisco Carlos Teixeira da; SANTOS, Ricardo Pinto dos. (Org). Memória social dos esportes: futebol e política: a construção de uma identidade nacional. Rio de Janeiro: Mauad Editora: FA-PERJ, 2006.
FABRETTI, Giancarlo Livman. A metropolização vista do subúrbio: metamor-foses do trabalho e da propriedade privada na trajetória de São Caetano do Sul. Tese (Doutorado). São Paulo: USP, 2013.
FERNANDES, Felipe Moura. Tristes fins de Policarpo Quaresma: Brasil en-tre ficções geográficas no sertão/litoral. Tese (Doutorado). São Paulo, USP, 2012.
MASCARENHAS, Gilmar. Entradas e bandeiras: a conquista do Brasil pelo futebol. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014.
MELO, Victor Andrade de. Cidade sportiva: primórdios do esporte no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Relume Dumará, Faperj, 2001.
MUMFORD, Lewis. A cidade na história: suas origens, transformações e perspectivas. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
NACIFF, Yordana Dias das Neves; KNEIB, Erika Cristine. Os subúrbios e peri-ferias nas metrópoles: um estudo sistêmico aplicado à Região Metropolitana de Goiânia. Anais XVIII ENANPUR, 2019.
OLIVEN, Ruben George. Cultura e Modernidade no Brasil. São Paulo em Perspectiva, 2001.
SANTOS, Leonardo Soares dos. De arrabaldes a subúrbios: a geografia social do Rio de Janeiro a partir dos seus cronistas. Locus: revista de história, Juiz de Fora, v. 20, n.2, 2015.
SERFATY, Elaina Reioli Cirilo. Pelo trem dos subúrbios: disputas e solidari-edades na ocupação do Engenho de Dentro (1870-1906). Dissertação (mes-trado), PUC-Rio, Departamento de História, 2017.
SILVA, Maíra Carvalho Carneiro. Por que fazer uma Reforma Urbana: Juiz de Fora um caso peculiar. Anais do I Colóquio do Lahes (Laboratório de História Econômica e Social): Juiz de Fora, 2005.
SODRÉ, Nelson Werneck. História da Imprensa no Brasil. Rio de Janeiro. Editora Civilização Brasileira, 1966.
SOTO, William Héctor Gómez. Subúrbio, periferia e vida cotidiana. Estudos, Sociedade e Agricultura (Rio de Janeiro). v. 16, n. 1, p. 109-131, 2008.
SOUZA, Glauco José Costa. “O football nós podemos jogar”: uma análise so-bre o desenvolvimento do futebol fora dos clubes da elite do Rio de Janeiro. Revista Record, 2015.
WOODWARD, Kathryn. “Identidade e diferença: uma introdução teórica e con-ceitual”. In SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org). Identidade e diferença. Petrópolis: Vozes, 2014.