Elas por elas a cobertura noticiosa do futebol de mulheres em podcasts brasileiros de 2018 a 2022

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Rafaela Cristina de Souza
Flaviane Rodrigues Eugênio
Ana Carolina Vimieiro

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal analisar experiências de comunicação alternativa sobre o futebol de mulheres e que são produzidas por mulheres. A justificativa para a presente investigação está ligada a lacunas que existem no campo dos estudos sobre esporte, que ainda são muito dedicados à mídia esportiva hegemônica e não utilizam categorias de análise típicas dos estudos do jornalismo. Dessa forma, este trabalho parte de um mapeamento de 48 iniciativas de comunicação exclusivamente ou majoritariamente conduzidos por mulheres sobre o futebol de mulheres para, então, focar em cinco dos nove podcasts identificados nesse processo. São eles: Dibradoras, Planeta Futebol Feminino, Empório do Esporte Feminino, De Primeira e Podcast das Marias. Nesta análise, utilizamos estratégias metodológicas da análise de conteúdo e focamos em categorias tradicionais do campo do jornalismo como temas, tipos de enquadramento, fontes, gênero das fontes e dos autores.

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Como Citar
SOUZA, R. C. de; EUGÊNIO, F. R.; VIMIEIRO, A. C. Elas por elas: a cobertura noticiosa do futebol de mulheres em podcasts brasileiros de 2018 a 2022. FuLiA/UFMG , Belo Horizonte/MG, Brasil, v. 8, n. 2, p. 101–129, 2023. DOI: 10.35699/2526-4494.2023.45281. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/45281. Acesso em: 9 maio. 2024.
Seção
DOSSIÊ
Biografia do Autor

Rafaela Cristina de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Rafaela Cristina de Souza é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, na linha Processos Comunicativos e Práticas Sociais, e formada em Jornalismo pela mesma instituição.

Flaviane Rodrigues Eugênio, Universidade Federal de Minas Gerais

Flaviane Rodrigues Eugênio é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, na linha Processos Comunicativos e Práticas Sociais, e formada em Letras Português Inglês e suas literaturas, pela Universidade Federal de Lavras. 

Ana Carolina Vimieiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Ana Carolina Vimieiro é professora adjunta do Departamento de Comunicação Social (DCS) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da UFMG. Doutora em Comunicação pela Queensland University of Technology (QUT, Austrália), Mestre em Comunicação pela UFMG e graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

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