O papel da mulher no rádio esportivo um panorama da participação feminina nas jornadas de futebol em Porto Alegre
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo apresenta um mapeamento do papel das mulheres nas coberturas esportivas das quatro principais rádios de Porto Alegre: Band, Gaúcha, Grenal e Guaíba. A pesquisa propõe uma abordagem metodológica através de entrevistas em profundidade e de observação participante. O objetivo deste trabalho é identificar quais as atribuições designadas para as mulheres nas emissoras que produzem sistematicamente cobertura futebolística na capital gaúcha. Entende-se que as transformações na mídia e no futebol, com seus impactos sociais e tecnológicos, são preponderantes para compreender a participação feminina em um ambiente historicamente construído como masculino. Neste contexto, busca-se determinar de que forma acontecem as práticas cotidianas das profissionais que atuam nas quatro principais emissoras da cidade no ano de 2023.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito Acesso Livre).
Referências
ABREU, Alzira Alves de. A modernização da imprensa (1970-2000). Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
ACOSTA, Mylena. Entrevista. Porto Alegre, 12. mar. 2023.
AGUIAR, Ana Carolina. Entrevista aos autores. Porto Alegre, 11. mar. 2023.
BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, Renato. (Org.). Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983, p. 46-81.
BROCANELLI, Rodney. Maria Luiza Benitez: a pioneira na reportagem de fu-tebol no Brasil. Disponível em: https://abrir.link/J5wJT. Acesso em 14. mar. 2023.
CASTELLS, Manuel. O poder da comunicação. São Paulo; Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2015.
DANTAS, Monique de Andrade. Mulheres no jornalismo esportivo. Traba-lho de conclusão de curso (Grad. em Jornalismo). Escola de Comunicação da UFRJ, Rio de Janeiro, 2016.
DAMATTA, Roberto e outros. Universo do futebol: esporte e sociedade brasi-leira. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1982.
DAMO, Arlei Sander. Do dom à profissão: uma etnografia do futebol de es-petáculo a partir da formação de jogadores no Brasil e na França. Tese (Dou-torado em Antropologia Social). Faculdade de Biblioteconomia e Comunica-ção, UFRGS, Porto Alegre, 2005.
DUARTE, Jorge. Entrevista em profundidade. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2008, p. 62-83.
FERRARETTO, Luiz Artur. Uma proposta de periodização para a história do rádio no Brasil. Eptic – Revista de Economia Política das Tecnologias da In-formação e Comunicação, Aracaju, Universidade Federal do Sergipe, v. XIV, n. 2, 2012.
FIDLER, Roger. Mediamorfosis: comprender los nuevos medios. Buenos Aires: S.A. Ediciones Granica, 1998.
FREITAS, Carol. Entrevista aos autores. Porto Alegre, 12. mar. 2023.
GOELLNER, Silvana Vilodre. Mulheres e futebol no Brasil: descontinuidades, resistências e resiliências. Movimento, v. 27, e27001, Porto Alegre, 2021.
GUIMARÃES, Carlos. O comentarista esportivo contemporâneo: Novas práticas no rádio de Porto Alegre. Curitiba: Appris, 2018.
HAUSSEN, Dóris Fagundes. Rádio e regionalização na sociedade da infor-mação: o caso brasileiro. Revista FAMECOS, n. 8, Porto Alegre, 1998.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad, 2016.
LIMA, Taiane Anhanha. Rádio Mulher: a voz do protagonismo feminino no futebol. 4º simpósio internacional de estudos sobre futebol. Anais... São Pau-lo, 2022.
LUZ, Laura Becker da. Em busca de espaço: mulheres no jornalismo espor-tivo em rádio e televisão. Trabalho de conclusão de curso (Grad. em Jorna-lismo). Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, UFRGS, Porto Alegre, 2015.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de me-todologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MATTOS, Ediane Teles de; ZUCULOTO, Valci. A constituição histórica da presença da mulher no radiojornalismo esportivo brasileiro. 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Anais... Curitiba, 2017.
MUSEU DO FUTEBOL. Manchete anuncia ação para impedir o Futebol Feminino em 1940. Disponível em: https://abrir.link/5BrEQ. Acesso em 14. mar. 2023.
POSSAMAI, Valéria. Entrevista aos autores. Porto Alegre, 12. mar. 2023.
PROVENZANO, Bruna; SANTUÁRIO, Marcos. A participação das mulheres no radiojornalismo esportivo no Rio Grande do Sul. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Anais... Curitiba, 2009.
RIBEIRO, André. Os donos do espetáculo: histórias da imprensa esportiva do Brasil. São Paulo: Terceiro Nome, 2007.
SILVA, Michelle. Entrevista aos autores. Porto Alegre, 11. mar. 2023.
SOARES, Edileuza. A bola no ar: o rádio esportivo em São Paulo. São Pau-lo: Summus, 1994.