Intencionalidades e papéis sociais na biografia infantojuvenil "O Menino Rei"

Conteúdo do artigo principal

Anna Gabriela Rodrigues Cardoso
Douglas Ribeiro de Moura
Claudio Humberto Lessa

Resumo

No meio futebolístico, as (auto)biografias narram a vida de jogadores e jogadoras que marcaram uma época, uma equipe ou mesmo a história de um país. Na presente análise, escolhemos a biografia O Menino Rei, que conta a história de Reinaldo, um dos grandes ídolos do Clube Atlético Mineiro. Com base na Teoria Semiolinguística, proposta por Patrick Charaudeau, analisamos o ato de linguagem, as circunstâncias de discurso e os Modos de Organização do Discurso. Adotamos, ainda, o conceito de espaço biográfico, cunhado por Leonor Arfuch. Como resultado, percebemos que a obra analisada apresenta características próprias ao gênero biografia e, de maneira mais específica, que os autores conseguiram aliar essas características ao que supostamente se espera de uma obra voltada ao público por eles desejado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
CARDOSO, A. G. R.; MOURA, D. R. de; LESSA, C. H. Intencionalidades e papéis sociais na biografia infantojuvenil "O Menino Rei". FuLiA/UFMG , Belo Horizonte/MG, Brasil, v. 9, n. 1, p. 7–26, 2024. DOI: 10.35699/2526-4494.2024.46668. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/46668. Acesso em: 17 jun. 2024.
Seção
DOSSIÊ
Share |

Referências

AMOSSY, Ruth. É possível integrar a argumentação na análise do discurso? Problemas e desafios. ReVEL – Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 14, n. 12, 2016, p. 165-190. Disponível em: https://bit.ly/43tQSsG. Acesso em: 2 mar. 2022.

ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Tradução de Paloma Vidal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.

ÁVILA, Eduardo de; LIMA, Philipe Van R. O Menino Rei. Ilustrações de Felipe Assumpção Soares. Belo Horizonte: Letramento, 2016.

CHARAUDEAU, Patrick. Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual. In: MACHADO, Ida Lúcia; MELLO Renato. (Orgs.). Gêneros: reflexões em análise do discurso. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2004, p. 14-41.

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2012.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso político. Trad.: Fabiana Komesu e Dilson Ferreira da Cruz. São Paulo: Contexto, 2015.

LEVI, Giovanni. Usos da biografia. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de M. (Orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, 1996, p.167-182.

PROCÓPIO-XAVIER, Mariana Ramalho. O contrato biográfico: identidade, finalidades e configurações genéricas. In: ______. A configuração discursiva de biografias a partir de algumas balizas de História e Jornalismo. Tese (Doutorado em Letras – Estudos Linguísticos). Faculdade de Letras da UFMG, Belo Horizonte, 2012.