A imagem de Sócrates nas estratégias de marketing do Corinthians
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, mais conhecido apenas como Sócrates ou Doutor Sócrates, foi um futebolista brasileiro. Atuou na Seleção Brasileira entre 1979 e 1986, sendo capitão na Copa de 1982. É considerado um dos craques da sua geração e um dos maiores ídolos do Sport Club Corinthians Paulista. Sócrates destacou-se também por seu posicionamento crítico e ativismo político extracampo. Foi uma das lideranças da Democracia Corinthiana, movimento ocorrido na primeira metade da década de 1980. Desde sua morte, em dezembro de 2011, diversas ações de marketing propostas pelo clube têm Sócrates como figura central. A partir dos referenciais teóricos da análise crítica do discurso, o estudo investiga a forma como o Corinthians tem feito uso da imagem do jogador em suas peças de comunicação.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito Acesso Livre).
Referências
A BOLA. Sócrates morre aos 57 anos. 06 dez. 2011.
ASSESSORIA CBF. Um minuto de silêncio pela morte de Sócrates. Nota oficial, 05 dez. 2011.
BARTHES, Roland. A mensagem fotográfica. In: ______. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
BARTHES, Roland. Mitologias. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
BOURCIER, Nicolas. L'adieu à Socrates, l'insurgé-footballeur. Le Monde, 07 dez. 2011.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
FLORENZANO, José Paulo. A democracia corinthiana: práticas de libertação no futebol brasileiro. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), Faculdade de Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
FLORENZANO, José Paulo. A democracia corinthiana: práticas de liberdade no futebol brasileiro. São Paulo: FAPESP; EDUC, 2009.
FOLHA DE S. PAULO. Doutor Sócrates, 05 dez. 2011.
G1 SÃO PAULO. Ex-jogador Sócrates morre em SP, 04 dez. 2011.
GLOBOESPORTE.COM. Após terceira internação, Sócrates morre em São Paulo, 04 dez. 2011.
LA GAZZETTA DELLO SPORT. Brasile in lutto. Socrates non ce l'ha fatta, 04 dez. 2011.
LANG, Chico. Luto por Sócrates, o eterno Guerreiro Menino do Brasil. Gazeta Esportiva, 04 dez. 2011.
MARCA. Fallece Sócrates a los 57 años, 04 dez. 2011.
MARTINS, Mariana Zuaneti. Democracia Corinthiana: sentidos e significados da participação dos jogadores. Dissertação (Mestrado), Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas/SP, 2012.
MARTINS, Mariana Zuaneti; REIS, Heloísa. Significados de democracia para os sujeitos da Democracia Corinthiana. Movimento. Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 81-101, 2014.
MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: o espírito do tempo, 9ª ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1997.
OLÉ. Se fue un grande, 04 dez. 2011.
SALLES, Helena Kuerten de; DELLAGNELO, Eloise Helena Livramento. A análise crítica do discurso como alternativa teórico-metodológica para os estudos organizacionais: um exemplo da análise do significado representacional. Organizações & Sociedade, v. 26, n. 90, 2019.
THE NEW YORK TIMES. Brazils Socrates is dead at 57, 04 dez. 2011.
UOL ESPORTE. Imprensa mundial destaca a morte de Sócrates como o “democrata do futebol”, 04 dez. 2011.
VEJA. Ex-jogador Sócrates morre, aos 57 anos, em São Paulo, 04 dez. 2011.