Corpos em jogo, representações em disputa o racismo contra jogadores brasileiros em clubes europeus
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo analisa como representações sociais e imagens de controle tentam moldar a percepção de jogadores brasileiros negros em clubes europeus de futebol, com ênfase nas dinâmicas de raça, gênero, nacionalidade e classe social. A pesquisa parte do entendimento de que o futebol, embora seja reconhecido como um espaço de inclusão social, ainda opera sob estruturas racistas profundamente enraizadas e que buscam deslegitimar a presença desses jogadores em clubes de países da Europa. Por isso, casos recentes de racismo, como os vivenciados por Vinicius Junior, evidenciam que a violência simbólica e material contra esses corpos ainda está presente e naturalizada por uma lógica de dominação que retoma estereótipos coloniais, atualizados e disseminados tanto nos estádios quanto nas redes sociais. Entretanto, a persistência desses atletas em se manterem em campo revela-se como uma forma potente de resistência e reexistência, que tensiona o silenciamento histórico imposto à negritude.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito Acesso Livre).
Como Citar
Referências
BEZERRA, Fábio. Linguística aplicada transviada: gênero e sexualidade nos estudos da linguagem em perspectiva descolonial, interseccional e transdisciplinar. Campinas, SP: Pontes Editora, 2023.
BUENO, Winne. Imagens de controle: um conceito do pensamento de Patrícia Hill Collins. Porto Alegre: Zouk, 2020.
COLLINS, Patricia Hill. Pensamento Feminista Negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. Tradução por Jamille Pinheiro Dias. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019.
CHEIBUB, Lucas. Carvalho. Cultura em campo: Entre o elitismo e a popularização do futebol (1897-1938). Revista Cantareira, UFF, São Paulo, v. 2, n. 27, p. 95-103, 2019.
DUARTE, Fabíola. Leitura e semiótica: uma análise acerca dos marcadores sociais da diferença e imagens de controle em livros didáticos de língua portuguesa. Dissertação (Mestrado em Linguística e Ensino). UFPB, João Pessoa, 2023.
FILHO, Mauro. O negro no futebol brasileiro. Rio de Janeiro: Mauad, 2010.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Apicuri, 2016.
HOOKS, bell. Olhares negros: raça e representação. Tradução por: Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2019.
HORA, Giovanna. D. O racismo no futebol brasileiro: o negro limitado as quatro linhas do campo. Revista Avesso: Pensamento, Memória e Sociedade, v. 3, n. 2, p. 1-18, 2023.
NASCIMENTO, Gabriel. Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. Belo Horizonte: Letramento, 2019.
NASCIMENTO, France Willian; SANTOS, Andréa. Entre chuteiras e racismo no futebol brasileiro: uma luta antirracista para além do campo de futebol. Revista Em Favor de Igualdade Racial, v. 6, n. 1, p. 7-17, 2023.
'Não foi 1ª, 2ª ou 3ª': 10 vezes em que Vini Jr. foi vítima de racismo na Espanha. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c729gypd570o.
MEDEIROS, Amanda. Racismo e injúria racial no futebol brasileiro: um olhar sobre o impacto da informação no Esporte. Brasília. Monografia (Bacharelado em Educação Física) Faculdade de Educação Física, UnB; 2017.
MASCARENHAS, Gilmar. Entradas e Bandeiras: a conquistado do Brasil pelo futebol. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2014.
SHIGUERU, Gabriel. Okabe; SCHWAMBAC, Cornélio. O esporte como uma forma de superação dos atletas com necessidades especiais. Anais Simpósio de Pesquisa e Seminário de Iniciação Científica, v. 9, n. 2, 2025.
VIEIRA, José Jairo. Considerações sobre preconceito e discriminação racial no futebol brasileiro. Teoria & Pesquisa Revista de Ciência Política, São Carlos, v. 1, n. 42, p. 221-4. 2009.