Origens do futebol de Muriaé/MG: da novidade foot-ball aos primeiros clubes criados
Hauptsächlicher Artikelinhalt
Abstract
O texto versa sobre as origens do futebol de Muriaé/MG, abrangendo o envolvimento da sociedade local com a então novidade foot-ball. Aborda ainda como e quando o futebol se tornou conhecido localmente até a criação dos clubes pioneiros e seus primeiros jogos, desde 1906. Para tal, foram traçados os amplos contextos sociais que influenciaram a chegada do futebol a Muriaé, casos do país e da Zona da Mata, mesorregião de Minas Gerais onde a cidade está localizada. A consecução do estudo veio a partir da observação e pesquisa in loco e por diferentes fontes de coleta de dados, jornais, arquivos públicos, pesquisas sobre clubismo etc. Foi empreendida uma reconstrução histórica da chegada do futebol a Muriaé, focando na adesão social e em suas repercussões, valendo-se de jornais locais disponibilizados nos arquivos da Gazeta de Muriaé e no Arquivo Municipal de Muriaé, valiosas fontes de informações primárias.
Downloads
Artikel-Details
Rubrik
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito Acesso Livre).
Zitationsvorschlag
Literaturhinweise
ANTUNES, Fátima Martim Rodrigues Ferreira. O futebol nas fábricas. Revista USP, São Paulo, n. 22, p. 102-109, jun./jul./ago. 1994 [Dossiê Futebol].
ARQUIVO MUNICIPAL DE MURIAÉ – AMM. História de Muriaé. Muriaé: FUNDARTE, 2017.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro: 2002, 24 p.
CAMPOS, Helcio Ribeiro. Polarização urbana, identidade territorial e futebol: a Zona da Mata e Juiz de Fora/MG entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte. 2016. 664 f. Tese (Doutorado em Geografia) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
CAMPOS, Helcio Ribeiro. A resolução de fronteiras Minas Gerais-Espírito Santo na Zona do Contestado. Revista Geonorte, v. 7, n. 1, p. 1010-1030, 2013 [Edição Especial].
FARIA, Maria Auxiliadora de. O que ficou dos 178 anos da história de Muriaé. Muriaé: s/ editora, 1995.
GAZETA DE MURIAÉ. O futebol em Muriaé. Memórias de um veterano. Gazeta de Muriaé, Muriaé, 15 jun. 1952, p. 1 e 6.
GAZETA DE MURIAÉ. O futebol em Muriaé. Memórias de um veterano. Gazeta de Muriaé, Muriaé, 22 jun. 1952, p. 1 e 6.
GAZETA DE MURIAÉ. O futebol em Muriaé. Memórias de um
veterano. Gazeta de Muriaé, Muriaé, 6 jul. 1952, p. 1 e 6.
GUSMAN, Djalma. O futebol na história de Muriaé. Revista de Historiografia Muriaeense, Muriaé, ano II, n. 2, p. 125-128, mai. 1979.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Cidades. 2015. Disponível em: . Acesso em: 01 out. 2017.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Divisão do Brasil em Mesorregiões e Microrregiões Geográficas. Rio de Janeiro: IBGE, 1990.
MELO, Victor Andrade de. Futebol: que história é essa?! In: CARRANO, Paulo Cesar (org.). Futebol: paixão e política. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, p. 12-28.
O OPERARIO. Futebol. O Operario, Muriaé, 18 abr. 1920, p. 3.
PEREIRA, Marius Dornellas. Balancete da receita e despezas do “Athletico Napoleão” e depois “Sport Club”. O Operario, Muriaé, 15 mar. 1920, p. 3.