ATOESP Uma história do associativismo torcedor em São Paulo nas décadas de 1970 e 1980

Hauptsächlicher Artikelinhalt

Vitor Canale

Abstract

O presente artigo se debruça sobre a criação e a primeira década de atuação da Associação das Torcidas Organizadas do Estado de São Paulo (ATOESP). A instituição, criada em 1976, congregou grêmios torcedores paulistas, representando iniciativa pioneira e um fórum de debates sobre as dificuldades enfrentadas pelos adeptos ao futebol. Com base em entrevistas, fontes da imprensa da época e no referencial da historiografia marxista inglesa, notadamente E.P. Thompson, mostra-se de que maneira, a despeito da visão de senso-comum acerca das rivalidades, as lideranças dos agrupamentos reunidos na Associação cultivavam diálogos. Nesse sentido, foram analisadas as pautas da ATOESP que ensejaram a convocação de boicotes e de atos contra a Federação Paulista de Futebol, no tocante ao calendário esportivo e ao aumento do preço dos ingressos, além das recorrentes reivindicações em prol da liberação de materiais festivos para as arquibancadas e de um melhor tratamento da Polícia Militar para com os torcedores.

Downloads

Download data is not yet available.

Artikel-Details

Rubrik

DOSSIÊ

Autor/innen-Biografie

Vitor Canale, Fundação Getúlio Vargas

Victor Canale

Fundação Getúlio Vargas, São Paulo/SP, Brasil

Doutorando em História, Política e Bens Culturais, CPDOC/FGV

vitorcanale@gmail.com

Zitationsvorschlag

ATOESP: Uma história do associativismo torcedor em São Paulo nas décadas de 1970 e 1980. FuLiA/UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil, v. 7, n. 2, p. 26–46, 2022. DOI: 10.35699/2526-4494.2022.36786. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/36786. Acesso em: 27 dec. 2024.
Share |

Literaturhinweise

GOHN, Maria da Glória. Teorias dos movimentos sociais: Paradigmas clássi-cos e contemporâneos. São Paulo: Loyola, 1997.

HOLLANDA, Bernardo Borges Buarque. O clube como vontade e represen-tação: O jornalismo esportivo e a formação das torcidas organizadas de fute-bol no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 7 letras, 2009.

HOLLANDA, Bernardo B. B.; FLORENZANO, José Paulo. Territórios do tor-cer: Depoimentos de lideranças das torcidas organizadas de futebol. São Paulo: Educ, 2019.

SILVA, Fernando Pereira da. Fernando Pereira da Silva (depoimento). Cam-pinas, 2018. Entrevistador: Vitor Canale. 1h23.

TEIXEIRA, Rosana da Câmara; HOLLANDA, Bernardo Borges Buarque. Espe-táculo futebolístico e associativismo torcedor no Brasil: Desafios e perspectivas das entidades representativas de torcidas organizadas no futebol brasileiro contemporâneo. Revista Esporte e Sociedade, ano 11, n. 28, set. 2016.

THOMPSON, E. P. Costumes em comum. São Paulo: Cia das Letras, 1998.

TOLEDO, Luiz Henrique. Torcidas organizadas de futebol. Campinas: Auto-res Associados, 1996.

Ähnliche Artikel

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.