Se vencer o Palestra, vence a 'bella' e legendária pátria italiana: um estudo comparado dos Palestras Itália de São Paulo e de Belo Horizonte (1914-1933)

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Rodrigo Caldeira Bagni Moura

Abstract

No presente trabalho analisaremos em perspectiva comparada o Palestra Itália fundado em São Paulo em 1914, que após 1942 passou a se chamar Sociedade Esportiva Palmeiras, com o Palestra Itália de Belo Horizonte, que iniciou suas atividades em 1921 e após 1942 transformou-se em Cruzeiro Esporte Clube. Nosso objetivo central será analisar comparativamente o processo de afirmação dos dois times, buscando compreender qual a importância do futebol, no processo de inserção e pertencimento dos italianos nas duas capitais mencionadas, e qual a contribuição dos Palestras para sedimentar a noção de identidade italiana, entre os membros da colônia, no período de 1914 a 1933. Durante a pesquisa pudemos perceber que vencer, para os Palestras Itália de São Paulo e de Minas Gerais, passou a ser uma forma de conseguir reunir e agrupar mais pessoas, que vieram da região onde se constituiu o território italiano após a unificação, em torno de um sentimento de pertencimento, reforçando desse modo a italianidade.

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Zitationsvorschlag
MOURA, R. C. B. Se vencer o Palestra, vence a ’bella’ e legendária pátria italiana: um estudo comparado dos Palestras Itália de São Paulo e de Belo Horizonte (1914-1933). FuLiA/UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil, v. 2, n. 1, p. 59–79, 2017. DOI: 10.17851/2526-4494.2.1.59-79. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/13794. Acesso em: 22 juli. 2024.
Rubrik
DOSSIÊ
Autor/innen-Biografie

Rodrigo Caldeira Bagni Moura, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em História Comparada pela UFRJ. Mestre em lazer pela UFMG, Especialista em lazer pela UFMG, e graduação em Educação Física pela UFMG. Atualmente é professor da Universidade Salgado de Oliveira; membro do Grupo Sport (Laboratório de história do esporte e do lazer da UFRJ). Tem experiência na área de Educação Física, atuando na formação de professores de Educação Física em Universidades particulares; também atuou em escolas públicas e particulares; em clubes com Esporte e lazer, atuando principalmente nos seguintes conteúdos/ temas: Lazer, Esporte, Jogos, Educação Física escolar, História da Educação Física, do Esporte, do lazer e do futebol. 
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