Marta em notícia: a (in)visibilidade do futebol feminino no Brasil

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Soraya Barreto Januário

Abstract

O presente artigo visa analisar a cobertura realizada pelos portais de notícias pernambucanos sobre a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2015 e, especialmente, sobre a jogadora Marta. Utilizamos como aporte teórico os estudos sobre futebol à luz das teorias de Gastaldo (2005) e Helal (2003) e dos estudos de gênero como Beauvoir (1980) e Goellner (2005). A metodologia proposta foi o estudo de caso descritivo e interpretativo, por meio da análise qualitativa dos discursos e espaços ocupados pelo campeonato mediante o monitoramento da mídia. Como resultados, emergiram padrões de representação e discursos dominantes.

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DOSSIÊ

Author Biography

Soraya Barreto Januário, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora e investigadora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (2013), tendo sido bolsista pela Fundação de Ciência e Tecnologia do Ministério da Educação de Portugal e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagem da Universidade Nova de Lisboa. Mestra em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa(2009), com pesquisas relacionadas ao gênero, masculinidades e comunicação. Convalidada nacionalmente pela Universidade Federal de Pernambuco.Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Salgado de Oliveira/PE (2003). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Mídia, atuando principalmente nos seguintes temas: publicidade, marketing, mídia (publicidade), Redação publicitária - planejamento e comunicação de massa. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Observatório de Mídia: Gênero, Democracia e Direitos Humanos.

How to Cite

Marta em notícia: a (in)visibilidade do futebol feminino no Brasil. FuLiA/UFMG , Belo Horizonte/MG, Brasil, v. 2, n. 1, p. 28–43, 2017. DOI: 10.17851/2526-4494.2.1.28-43. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/13792. Acesso em: 18 dec. 2024.
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