Copa do Mundo 2014: uma abordagem pedagógica sobre o seu legado

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Amarildo Silva Araujo

Resumen

A realização do megaevento da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 trouxe mudanças nas cidades-sedes e produziu impactos em diversos campos como: economia, política, organização espacial, dentre outros. A educação não ficou alheia a esse quadro, visto que a Copa atingiu as pessoas independente delas serem torcedoras ou não e também chegou às instituições escolares. Assim, este estudo teve como objetivo analisar a opinião dos professores sobre o legado do megaevento de lazer da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 em uma escola pública de Belo Horizonte/MG. Foi realizado o estudo de caso com utilização de entrevista. Os resultados mostraram que para os docentes esse megaevento de lazer envolveu o legado para a educação e cultura se desdobrando para a formação dos alunos e o esporte, e também a negação desse legado com efeitos na perspectiva econômica e social.

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Sección

DOSSIÊ

Biografía del autor/a

Amarildo Silva Araujo, UFMG EEFFTO GEFuT

Mestre em Estudos do Lazer - EEFFTO - UFMG

Professor de Ed. Física da Rede Municipal de Santa Luzia - MG

 

Cómo citar

Copa do Mundo 2014: uma abordagem pedagógica sobre o seu legado. FuLiA/UFMG , Belo Horizonte/MG, Brasil, v. 3, n. 2, p. 134–156, 2019. DOI: 10.17851/2526-4494.3.2.134-156. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/13874. Acesso em: 24 dec. 2024.
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