A representação gráfica dinâmica como subsídio à elaboração da carta de unidades climáticas
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-549X..13288Palavras-chave:
Clima, Urbanização, Paisagem, Representação cartográficaResumo
Este artigo traz considerações a respeito do tratamento cartográfico dado à climatologia, a partir de uma proposta aplicada conduzida pelo autor durante o desenvolvimento de sua tese de doutorado, defendida em 2007 na Universidade Estadual de Campinas. Os dados utilizados, notadamente os de temperatura e umidade relativa do ar, foram levantados em subseqüentes trabalhos de campo desde o ano 2000 num trecho da área urbana do município de São Paulo (bacia hidrográfica do rio Aricanduva), a partir de pontos diferenciados quanto às características de relevo e uso da terra, sob influência de diversas condições de tipos de tempo. A variação horário-diária diferenciada dos elementos climáticos nos diversos pontos da bacia resultou num esboço cartográfico que, diferentemente das representações cartográficas tradicionais, circunscritas ao redor de “espaços estanques”, ressalta o caráter dinâmico do clima.Downloads
Referências
BERTRAND, G. Paisagem e geografia física global: esboço metodológico. Caderno de Ciências da Terra, São Paulo, v.13, p.1-27, 1972.
JARDIM, C. H. O clima na bacia do rio Aricanduva, na cidade de São Paulo (SP). Aspectos da gênese e dinâmica do clima urbano. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
JARDIM, C. H. Proposta de síntese climática a partir do comportamento térmico e higrométrico do ar em áreas urbanas. Tese (Doutorado em Geografia) - Departamento de Geografia - Instituto de Geociências - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
MARTINELLI, M. Curso de cartografia temática. São Paulo: Contexto, 1991.
MONTEIRO, C. A. F. Derivações antropogênicas dos geossistemas terrestres no Brasil e alterações climáticas: perspectivas urbanas e agrárias ao problema da elaboração de modelos de avaliação. In: I SIMPÓSIO A COMUNIDADE VEGETAL COMO UNIDADE BIOLÓGICA, TURÍSTICA E ECONÔMICA, 1978, São Paulo. Anais... São Paulo: Academia de Ciências do Estado de São Paulo, 1978 (Publicação ACIESP n.15). p. 43-76.
MORAES, A. C. R.; COSTA, W. M.; TARIFA, J. R. Tipos de tempo e balanço de energia na cidade de São Paulo. Climatologia, São Paulo, n.8. 1977.
TARIFA, J. R. Sucessão de tipos de tempos e variação do balanço hídrico no extremo oeste paulista (Ensaio metodológico aplicado ao ano agrícola de 1968/1969). Dissertação de mestrado. IGEOGUSP. Série teses e monografias no. 08. 1973.
TARIFA, J. R.; ARMANI, G. Os climas “naturais”. In: TARIFA, J. R.; AZEVEDO, T. R. (Orgs.) Os climas na cidade de São Paulo: teoria e prática. São Paulo: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão. Universidade de São Paulo: Laboratório de Climatologia. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, 2001a. Cap. 2. p. 34-46. (Geousp - Coleção Novos Caminhos, 4).
TARIFA, J. R.; ARMANI, G. Os climas urbanos. In: TARIFA, J. R.; AZEVEDO, T. R. (Orgs.) Os climas na cidade de São Paulo: teoria e prática. São Paulo: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão. Universidade de São Paulo: Laboratório de Climatologia. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, 2001b. Cap. 3. p. 47-70. (Geousp - Coleção Novos Caminhos, 4)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Carlos Henrique Jardim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0