Terapia por internet para dependentes de álcool: estudos de casos sobre aliança terapêutica e satisfação
Palavras-chave:
Internet, aliança terapêutica, terapia cognitivo-comportamentalResumo
A psicoterapia por internet tem sido avaliada como uma modalidade alternativa de tratamento para usuários de álcool e outras drogas e para outros transtornos, mas pouco de sabe sobre o processo terapêutico. O objetivo deste estudo foi avaliar a aliança terapêutica e satisfação com o tratamento na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) por internet para dependentes de álcool. Foi realizado um estudo de casos múltiplos, selecionados de uma amostra de um ensaio clínico randomizado. Para isto, realizou-se uma triangulação de dados, trabalhados de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados apontaram que houve formação de uma aliança terapêutica de qualidade, que os clientes ficaram satisfeitos com tratamento e que estes resultados puderam ser comparáveis aos obtidos com a terapia presencial. Tais resultados contribuem para uma melhor compreensão acerca do processo terapêutico na TCC por internet, e indicam que esta pode ser uma alternativa viável de tratamento para dependentes de álcool.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).