Significações de Professores sobre as Relações que Empreendem na Escola Pública Brasileira
Palavras-chave:
Psicologia Escolar, Psicologia Histórico-Cultural, Significações, Relação professor-escolaResumo
Esta pesquisa objetiva investigar significações atribuídas por professores às relações que estabelecem na e com a escola pública brasileira, considerando esta uma instituição historicamente marcada por tensionamentos e contradições. Para tanto, anco-re no aporte teórico-metodológico da Psicologia Histórico-Cultural e envolve a aplicação de um formulário online, so tipo complemento de frases, a docentes da rede pública de ensino básico, com vistas a identificar as percepções e os sentimentos dos participantes sobre as suas vivências interacionais com os múltiplos atores escolares e com a prática profissional cotidiana. As respostas evidenciam significações e contradições presentes no discurso dos profesosres sobre a temática. Como resultados, observa-se uma oscilação entre a prática pedagógica individualizada - movimentos de culpabilização de si próprio ou dos demais atores pelas problemáticas relacionais instauradas, cobrança de apoio incondicional ao exercício da docência e redução dos espaços dialógicos - e a proposição de parcerias e de projetos colaborativos em consonância com a função social da escola como espaço fundamentalmente coletivo. Quanto à relação professor-aluno, especificamente, se reconhece uma inclinação a considerar o estudante ora como um indivíduo passivo, mero receptor de saberes, ora somo sujeito de ação, capaz também de contribuir para a construção da prática docente.
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