Programa de Estimulação das Funções Executivas Heróis da Mente
Desenvolvimento e validade de conteúdo
Palavras-chave:
Funções executivas, Intervenção neuropsicológica, Programa escolar, CriançasResumo
Este estudo teve por objetivo descrever o processo de desenvolvimento e a análise de conteúdo do Programa de Estimulação das Funções Executivas Heróis da Mente para o contexto escolar (ensino fundamental I). A construção do Heróis da Mente envolveu as seguintes etapas: a) revisão bibliográfica; b) fundamentação teórica; c) desenvolvimento das atividades de estimulação; d) confecção dos anexos e material de apoio; e) revisão e padronização; f) análise de conteúdo; g) revisão. O Heróis da Mente foi organizado em quatro módulos: a) organização e planejamento; b) atenção, controle inibitório e flexibilidade cognitiva; c) memória de trabalho e prospectiva; d) emoções e autorregulação. As atividades foram enviadas para a análise de juízes, sendo utilizado Índice de Validade de Conteúdo para determinar o nível de concordância. Os resultados indicaram alto grau de concordância entre os juízes nas atividades e módulos. Foi possível verificar a adequação ao contexto, idade, compreensão, coerência entre o objetivo proposto e o engajamento das funções executivas, permitindo os aprimoramentos necessários das atividades desenvolvidas.
Downloads
Referências
Abrisqueta-Gomez, J., & Santos, F. H. dos. (2006). Reabilitação neuropsicológica: da teoria à prática. São Paulo: Artes Médicas.
Alexandre, N. M. C., & Coluci, M. Z. O. (2011). Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciência & Saúde Coletiva, 16(7), 3061-3068.
Arda, T. B., & Ocak, Ş. (2012). Social Competence and Promoting Alternative Thinking Strategies: PATHS Preschool Curriculum. Educational Sciences: Theory & Practice, 12(4), 2691-2698.
Bodrova, E., & Leong, D. J. (2001). Tools of the Mind: A Case Study of Implementing the Vygotskian Approach in American Early Childhood and Primary Classrooms. Retrieved from http://www.ibe.unesco.org.
Cardoso, C. D. O., & Dias, N. M. (2019). Intervenção neuropsicológica infantil: da estimulação precoce-preventiva à reabilitação. São Paulo: Pearson Clinical Brasil.
Cardoso, C. de O., Dias, N. M., Seabra, A. G., & Fonseca, R. P. (2017). Program of Neuropsychological Stimulation of Cognition in Students: Emphasis on Executive Functions – Development and Evidence of Content Validity. Dementia & Neuropsychologia, 11(1), 88-99. Retrieved from https://doi.org/10.1590/1980-57642016dn11-010013.
Cardoso, C. de O., Dias, N. M., Senger, J., Colling, A. P. C., Seabra, A. G., & Fonseca, R. P. (2016). Neuropsychological Stimulation of Executive Functions in Children with Typical Development: A Systematic Review. Applied Neuropsychology: Child, 0(0), 1-21. Doi: 10.1080/21622965.2016.1241950.
Cardoso, C. de O., Seabra, A., Gomes, C., & Fonseca, R. P. (2019). A Program for the Neuropsychological Stimulation of Cognition in Students: Impact, Effectiveness, and Transfer Effects on Student Cognitive Performance. Frontiers in Psychology, 10(July), 1-16. Doi: 10.3389/fpsyg.2019.01784.
Carvalho, C. F., & Abreu, N. (2023). Heróis da mente: manual do professor. Belo Horizonte: Ampla
Dawson, P., & Guare, R. (2010). Executive Skills in Children and Adolescents: A Practical Guide to Assessment and Intervention. New York, NY: The Guilford Press.
Diamond, A. (2013). Executive Functions. Annual Review of Psychology, 64, 135-168. Retrieved from https://doi.org/10.1146/annurev-psych-113011-143750.
Diamond, A., Barnett, W. S. S., Thomas, J., & Munro, S. (2007). Preschool Program Improves Cognitive Control. Science, 318(5855), 1387-1388. Doi: 10.1126/science.1151148.
Diamond, A., & Ling, D. S. (2016). Conclusions about Interventions, Programs, and Approaches for Improving Executive Functions that Appear Justified and Those that, Despite Much Hype, Do Not. Developmental Cognitive Neuroscience, 18, 34-48. Doi: 10.1016/j.dcn.2015.11.005.
Dias, N. M. (2013). Desenvolvimento e avaliação de um programa interventivo para promoção de funções executivas em crianças. Tese de doutorado, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Dias, N. M., & Seabra, A. G. (2015a). Is it Possible to Promote Executive Functions in Preschoolers?: A Case Study in Brazil. International Journal of Child Care and Education Policy, 9(6). Doi: 10.1186/s40723-015-0010-2.
Dias, N. M., & Seabra, A. G. (2015b). The Promotion of Executive Functioning in a Brazilian Public School: A Pilot Study. The Spanish Journal of Psychology, 18, 1-14. Doi: 10.1017/sjp.2015.4.
Dias, N. M., & Seabra, A. G. (2016). Intervention for Executive Functions Development in Early Elementary School Children: Effects on Learning and Behaviour, and Follow-Up Maintenance. Educational Psychology, 3410(October), 1-19. Retrieved from https://doi.org/10.1080/01443410.2016.1214686.
Domitrovich, C. E., Cortes, R. C., & Greenberg, M. T. (2007). Improving Young Children’s Social and Emotional Competence: A Randomized Trial of the Preschool “PATHS” Curriculum. The Journal of Primary Prevention, 28(2), 67-91. Doi: 10.1007/s10935-007-0081-0.
Fonseca, R. P., Seabra, A. G., & Miranda, M. C. (2020). Neuropsicologia Escolar. São Paulo: Pearson Clinical Brasil.
Meltzer, L. (2007). Executive Function in Education : From Theory to Practice. New York, NY: The Guilford Press.
Meltzer, L. (2010). Promoting Executive Function in the Classroom. New York London: Guilford Press.
Polit, D. F., & Beck, C. T. (2006). The Content Validity Index : Are You Sure You Know What’ s Being Reported ?: Critique and Recommendations. Research in Nursing & Health, 29, 489-497.
Rosário, P., González-Pienda, J. A., Cerezo, R., Pinto, R., Ferreira, P., & Abilio, L. (2010). Eficacia del programa “(Des)venturas de Testas ” para la promoción de un enfoque profundo de estudio. Psicothema, 22(4), 828-834.
Rosário, P., Núñez, J. C., & Gonzalez-Pienda, J. (2007). Auto-regulação em ciranças sub-10. Projecto Sarilhos do Amarelo. Porto Editora.
Sigman, M., Peña, M., Goldin, A. P., & Ribeiro, S. (2014). Neuroscience and Education: Prime Time to Build the Bridge. Nature Neuroscience, 17(4), 497-502. Doi: 10.1038/nn.3672.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Chrissie Ferreira de Carvalho , Neander Abreu
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).