Programa de Estimulação das Funções Executivas Heróis da Mente

Desenvolvimento e validade de conteúdo

Autores

Palavras-chave:

Funções executivas, Intervenção neuropsicológica, Programa escolar, Crianças

Resumo

Este estudo teve por objetivo descrever o processo de desenvolvimento e a análise de conteúdo do Programa de Estimulação das Funções Executivas Heróis da Mente para o contexto escolar (ensino fundamental I). A construção do Heróis da Mente envolveu as seguintes etapas: a) revisão bibliográfica; b) fundamentação teórica; c) desenvolvimento das atividades de estimulação; d) confecção dos anexos e material de apoio; e) revisão e padronização; f) análise de conteúdo; g) revisão. O Heróis da Mente foi organizado em quatro módulos: a) organização e planejamento; b) atenção, controle inibitório e flexibilidade cognitiva; c) memória de trabalho e prospectiva; d) emoções e autorregulação. As atividades foram enviadas para a análise de juízes, sendo utilizado Índice de Validade de Conteúdo para determinar o nível de concordância. Os resultados indicaram alto grau de concordância entre os juízes nas atividades e módulos. Foi possível verificar a adequação ao contexto, idade, compreensão, coerência entre o objetivo proposto e o engajamento das funções executivas, permitindo os aprimoramentos necessários das atividades desenvolvidas.

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Biografia do Autor

Chrissie Ferreira de Carvalho , Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Departamento de Psicologia

Neander Abreu, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Instituto de Psicologia

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Publicado

2024-10-22