Paisagens para renda, paisagens para vida

disputas contemporâneas pelo território urbano

Autores

Resumo

Paisagens para a renda, paisagens para a vida: disputas contemporâneas pelo território urbano” foi apresentado originalmente pela professora doutora Raquel Rolnik na aula de erudição ministrada no âmbito do concurso de titularidade para o Departamento de Projeto da FAU-USP. O texto orientou a palestra da urbanista realizada no dia 25 de julho de 2018, durante o 2° Seminário Internacional Urbanismo Biopolítico: Urbanismo Neoliberal e Resistências Biopotentes em Belo Horizonte. A autora discute o processo global da financeirização e como ele se expressa nas chamadas paisagens para a renda e, também nas chamadas paisagens para a vida, territórios organizados a partir da lógica da sobrevivência, das necessidades e dos desejos de prosperidade. Tomando a organização do espaço, o planejamento urbano e o papel do Estado como fio condutor, a autora articula a luta das periferias no final dos anos 1970, a criação das ZEIS, os projetos de reestrutureação urbana no bojo dos megaeventos esportivos, os processos de remoção decorrentes dos grandes investimentos em infraestrutura, as grandes operações urbanas, as transformações no campo da política habitacional, a crise hipotecária e financeira de 2008 e a proliferação de PPPs e o modo como penetra na produção do espaço urbano. Trata-se, no entanto, de práticas de implantação de um modelo urbano e econômico que não ocorre sem batalhas políticas e sociais, e em torno das quais se constituem lutas, movimentos socias, ocupações e ativismos, descritos pela autora a partir dos confrontos e das novas alternativas de agenciamentos espaciais que delas emergem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Rolnik, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil

Arquiteta e urbanista brasileira, graduada pela Universidade de São Paulo- SP em 1978. Mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo em 1981, doutorada em Graduate School Of Arts And Science History Department - New York University em 1995 e livre docência pela FAUUSPem 2015. É Professora Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Foi Diretora de Planejamento da cidade de São Paulo durante a gestão de Luiza Erundina(1989 – 1992). Foi também secretária nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades de Lula(2003 – 2007). Por seis anos, até 2014, foi relatora especial da ONUpara o Direito à Moradia Adequada. É autora dos livros "Guerra dos lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças” (2015), “O que é Cidade” (2004), “São Paulo - Coleção Folha Explica” (2001), “A Cidade e a Lei – legislação, política urbana e territórios na cidade de São Paulo” (1997).      

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

Rolnik, R. . (2019). Paisagens para renda, paisagens para vida: disputas contemporâneas pelo território urbano. Indisciplinar, 5(1), 18–43. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/indisciplinar/article/view/32741