Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 2 n. 2 (2016): Revista Indisciplinar

Cartografias da Arte Urbana do Baianão: Uma Experiência de Ensino, Pesquisa Participativa e Criação Desde O Sul Da Bahia

Enviado
março 30, 2021
Publicado
2016-12-01 — Atualizado em 2016-12-01

Resumo

Este texto visa relatar uma experiência coletiva de práticas pedagógicas, pesquisa cartográfica e criação artística realizada no componente curricular (CC) Arte, Comunidades e Espacialidades do currículo de Bacharelado e Licenciatura Interdisciplinares (BI e LI) em Artes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no segundo quadrimestre de 2016, no campus Sosígenes Costa (Porto Seguro). A cartografia abrangeu práticas artísticas urbanas presentes no bairro popularmente chamado de Baianão, em Porto Seguro, e contou com artistas como copesquisadores e parceiros na criação de um mapa e de uma exposição aberta à visitação do público.

Referências

  1. PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.
  2. DEBORD, Guy. Teoria da deriva. Disponível em: https://teoriadoespacourbano.files. wordpress.com/2013/03/guy-debord-teoria-da-deriva.pdf. Acesso em 9/10/2016.
  3. JACQUES, Paola Berenstein. A estética da ginga: a arquitetura das favelas através da obra de Hélio Oiticica. Rio de Janeiro: Casa da Palavra: 2001.
  4. RENA, Alemar; BAMBOZZI, Lucas; Rena, Natacha. Tecnopolíticas do comum: artes, urbanismo e democracia. Belo Horizonte: Fluxos, 2016.
  5. ZEA, Gabriel. Cartografia crítica, um caminho para a profanação do mapa. In: RENA, Alemar; BAMBOZZI, Lucas; Rena, Natacha. Tecnopolíticas do comum: artes, urbanismo e democracia. Belo Horizonte: Fluxos, 2016.

Downloads

Não há dados estatísticos.