Professor adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), docente do CC (componente curricular) Arte, Comunidades e Espacialidades que gerou o processo de pesquisa e criação cartográfica discutido neste artigo.
Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Porto Seguro, Brasil
Estudante do curso de Artes Visuais da UFMG. Durante o ano de 2016 foi estudante visitante do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e do CC Arte, Comunidades e Espacialidades, da UFSB.
Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Porto Seguro, Brasil
Este texto visa relatar uma experiência coletiva de práticas pedagógicas, pesquisa cartográfica e criação artística realizada no componente curricular (CC) Arte, Comunidades e Espacialidades do currículo de Bacharelado e Licenciatura Interdisciplinares (BI e LI) em Artes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no segundo quadrimestre de 2016, no campus Sosígenes Costa (Porto Seguro). A cartografia abrangeu práticas artísticas urbanas presentes no bairro popularmente chamado de Baianão, em Porto Seguro, e contou com artistas como copesquisadores e parceiros na criação de um mapa e de uma exposição aberta à visitação do público.
Referências
PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.
DEBORD, Guy. Teoria da deriva. Disponível em: https://teoriadoespacourbano.files. wordpress.com/2013/03/guy-debord-teoria-da-deriva.pdf. Acesso em 9/10/2016.
JACQUES, Paola Berenstein. A estética da ginga: a arquitetura das favelas através da obra de Hélio Oiticica. Rio de Janeiro: Casa da Palavra: 2001.
RENA, Alemar; BAMBOZZI, Lucas; Rena, Natacha. Tecnopolíticas do comum: artes, urbanismo e democracia. Belo Horizonte: Fluxos, 2016.
ZEA, Gabriel. Cartografia crítica, um caminho para a profanação do mapa. In: RENA, Alemar; BAMBOZZI, Lucas; Rena, Natacha. Tecnopolíticas do comum: artes, urbanismo e democracia. Belo Horizonte: Fluxos, 2016.