Professor adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), docente do CC (componente curricular) Arte, Comunidades e Espacialidades que gerou o processo de pesquisa e criação cartográfica discutido neste artigo.
Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Porto Seguro, Brasil
Estudante do curso de Artes Visuais da UFMG. Durante o ano de 2016 foi estudante visitante do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e do CC Arte, Comunidades e Espacialidades, da UFSB.
Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Porto Seguro, Brasil
This essay aims at reporting a collective experience relating to pedagogical practices, cartographic research, and artistic creation produced during the course Art, Communities and Space (part of the curriculum of the Interdisciplinary Arts course of the Universidade Federal do Sul da Bahia/UFSB), in the second term of 2016, on the Sosígenes Costa campus (Porto Seguro). This cartography had as its main goal the study of urban art in a neighborhood popularly known as Baianão, in Porto Seguro, and received the participation of artists as co-researchers and partners in the process of creation of a map and exhibition open to public visitation.
References
PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.
DEBORD, Guy. Teoria da deriva. Disponível em: https://teoriadoespacourbano.files. wordpress.com/2013/03/guy-debord-teoria-da-deriva.pdf. Acesso em 9/10/2016.
JACQUES, Paola Berenstein. A estética da ginga: a arquitetura das favelas através da obra de Hélio Oiticica. Rio de Janeiro: Casa da Palavra: 2001.
RENA, Alemar; BAMBOZZI, Lucas; Rena, Natacha. Tecnopolíticas do comum: artes, urbanismo e democracia. Belo Horizonte: Fluxos, 2016.
ZEA, Gabriel. Cartografia crítica, um caminho para a profanação do mapa. In: RENA, Alemar; BAMBOZZI, Lucas; Rena, Natacha. Tecnopolíticas do comum: artes, urbanismo e democracia. Belo Horizonte: Fluxos, 2016.