Lazer, Gênero e Pandemia

Percepções e Práticas de Professores e Professoras de Educação Física de Sete Lagoas Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2024.52157

Palavras-chave:

Gênero, Atividades de lazer, Professores e professoras

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar as relações entre questões de gênero e as práticas de lazer de professores e professoras de Educação Física (EF) das escolas públicas de Sete Lagoas, na pandemia. Utilizou-se como procedimentos metodológicos: questionário semiaberto via Google Forms e entrevista semiestruturada. Constatou-se que o gênero se configurou enquanto elemento de diferença de oportunidade e usufruto do tempo, espaço e experiências de lazer, em especial no caso das professoras que se identificaram como sexo feminino, mulheres cis e heterossexuais e dos professores que autodeclararam gays, sexo masculino e homens cis. No que se refere às práticas de lazer dessas pessoas, constatou-se a predominância de atividades relacionadas ao interesse virtual, como, por exemplo, o uso de redes sociais como Facebook, Instagram, WhatsApp e TikTok, bem como a utilização de plataformas digitais como Netflix e Prime Vídeo.

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Publicado

2024-04-15

Como Citar

Abreu, F. S. de, & Chaves, E. (2024). Lazer, Gênero e Pandemia: Percepções e Práticas de Professores e Professoras de Educação Física de Sete Lagoas Minas Gerais. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 27(1), 83–118. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2024.52157

Edição

Seção

Artigos Originais