Sobre a Revista
Foco e escopo
Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG (Brasil) é um periódico semestral com avaliação de pares, editado em Belo Horizonte (Minas Gerais, Brasil) pela Universidade Federal de Minas Gerais desde 2007, dedicado à publicação de artigos inéditos, resenhas, traduções e trabalhos artísticos da área de Estudos Judaicos. Tem como missão fomentar a produção acadêmica do Brasil e do exterior, permitindo a divulgação de pesquisas e contribuindo para o debate contínuo na área.
Qualis A3, área de Linguística e Literatura, classificação de 2017-2020.
ISSN: 1982-3053
Não se cobra nenhuma taxa pela publicação na revista.
Processo de Avaliação pelos Pares - Duplo-Cega
Todos os trabalhos submetidos passarão por uma avaliação inicial, que contempla:
1) Análise em softwares antiplágio. Havendo qualquer ocorrência que possa caracterizar plágio, os autores serão imediatamente informados e o processo avaliativo suspenso. 2) Verificação de todos os itens listados no Checklist para avaliação inicial de trabalhos. 3) Verificação da pertinência do texto à linha editorial e ao escopo da Revista. Textos em desacordo com qualquer desses itens serão recusados pela Comissão Editorial.
A etapa seguinte consiste na avaliação por pares. Os trabalhos que atenderem aos itens acima serão encaminhados às cegas a pelo menos dois avaliadores (de instituições diferentes das dos autores), que se orientarão por um roteiro de avaliação.
Para permitir a avaliação às cegas por parte dos pareceristas, é imprescindível que a versão enviada do trabalho não tenha identificação de autoria, inclusive no corpo do texto, rodapé, referências ou nas propriedades do arquivo. Nas citações e referências de obras dos próprios autores, deve se usar (AUTOR1, ano) apenas, sem apresentar título ou outras informações sobre a publicação, para preservar o anonimato.
O resultado da avaliação feita pelos avaliadores pode ser:
Aceito: o avaliador poderá, a seu critério, fazer ou não comentários sobre o texto.
Revisões requeridas: o avaliador deverá apontar possíveis alterações a serem realizadas antes da publicação, com anotações no corpo do texto e/ou em relatório anexo. O texto não retornará ao avaliador, ficando a cargo da Comissão Editorial verificar se as pendências foram sanadas pelo autor durante o prazo especificado, assim como determinar a publicação ou não do texto.
Não aceito: o avaliador deverá apontar os itens que levaram à reprovação do texto, podendo apresentar sugestões para a sua melhoria, visando futuras submissões.
Cabe destacar que o Conselho Editorial e o corpo de Avaliadores da Revista Arquivo Maaravi são compostos por pesquisadores mestres e doutores vinculados à UFMG ou a outras instituições de ensino superior no Brasil e em outros países.
Recurso de decisão editorial:
- Caso o autor de submissão não aprovada considere que um ou os dois pareceres negativos apresentem problemas, ele poderá solicitar, mediante justificativa por escrito ao editor-chefe, que este solicite aos avaliadores que apresentem justificativa para as pretensas falhas no(s) parecer(es) no prazo de 15 dias.
Periodicidade
Publicação semestral.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar disponível gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. A Arquivo Maaravi: Revista Digital do Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG é publicada sob o modelo Acesso Aberto e permite a qualquer um a leitura e download, bem como a cópia e a disseminação de seu conteúdo conforme as políticas de licenciamento sob Creative Commons Attribution 4.0 do tipo atribuição BY.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.
Ética de Publicação
A Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG segue as orientações do Comitê de Ética das Publicações (COPE). Não aceita nenhum comportamento antiético e não tolera qualquer forma de plágio.
Para submeter os manuscritos, os autores declaram que o artigo é original e não foi publicado em outro periódico ou livro, nem está sendo considerado para publicação em outro lugar.
Artigos submetidos à revista serão tratados como documentos confidenciais. Os editores coordenam o processo de revisão cega e os artigos submetidos serão enviados para revisores de diferentes instituições.



