O sacrifício de Abraão e suas sombrias possibilidades visuais

Autores

  • Alcebíades Diniz Miguel Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-3053.2.2.4-12

Palavras-chave:

Sacrifício, Abraão, Arte

Resumo

A paradigmática narrativa bíblica escolhida por Auerbach – que é contrastada ao episódio homérico da descoberta da cicatriz na coxa de Ulisses, na Odisséia – é, justamente, aquela do sacrifício de Abraão. A trama prototípica pela própria obscuridade deixa vislumbrar os significantes manifestos em estranho conflito com o que não pode ser expresso. A voz de Deus, como demonstra Auerbach, surge de algum lugar obscuro, recebendo mesmo assim a pronta resposta de Abraão que, apesar de tudo, estava preparado para responder imediata e obedientemente ao chamado misterioso e que sequer é deslocado, uma vez que o espaço de sua manifestação não é esboçado na curta narrativa do episódio.

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Biografia do Autor

Alcebíades Diniz Miguel, Universidade Estadual de Campinas

Graduado em Lingüística pela Universidade de São Paulo e Mestre em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Doutorando em Teoria e História Literária também na UNICAMP.

Referências

AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. Trad. Jacó Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1976.

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Publicado

2008-03-30

Como Citar

Miguel, A. D. (2008). O sacrifício de Abraão e suas sombrias possibilidades visuais. Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 2(2), 4–12. https://doi.org/10.17851/1982-3053.2.2.4-12