O ethos do escritor-locutor e a tradição judaico-cristã na escritura em A hora da estrela: um intercâmbio de discursos e intertextos

Autores

  • Katya Queiroz Alencar Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-3053.7.12.58-73

Palavras-chave:

A hora da estrela, Ethos, Intertexto

Resumo

O objetivo deste artigo é verificar sucintamente na obra A hora da estrela, de Clarice Lispector (1977), como se revelam intercambiados os ethos do locutor (Rodrigo S. M.) e da escritora e um tipo de ethos da tradição das culturas judaico-rabínicas e cristãs, evidenciados pelos intertextos presentes na narrativa. Também discutiremos como se processa a secularização de alguns desses discursos ontológico-existenciais e religiosos na obra. Para tanto, nos embasaremos em conceitos da Análise do Discurso (AD), desenvolvidos por Dominique Maingueneau, em especial os dos fundamentos de ethos (cena enunciativa composta pela cena englobante, genérica, cenográfica e também pelos enunciados e fiadores). A pesquisa se faz descritiva (documental), pelo método qualitativo-interpretativista. Como resultado, é possível verificar que os ethos pré-discursivos e discursivos dos fiadores Rodrigo S. M. e Clarice Lispector e o ethos judaico-rabínico e cristão na escritura em A hora da estrela se constroem pelas interseções intercambiadas de discursos e intertextos numa perspectiva de um intricado jogo de linguagem e de estratégias linguísticas e literárias que evidenciam a comunicação humana como um complexo processo de variáveis linguísticas, estéticas e ideológico-culturais apreendidas numa situação enunciativo-discursiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katya Queiroz Alencar, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em Letras, professora do Departamento de Comunicação e Letras da Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, e coordenadora do projeto de pesquisa em andamento: “Clarice Lispector e o ethos judaico-rabínico na escritura em A hora da estrela: uma interface linguística e literária”.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. São Paulo: Unesp, 1998.

BENVENISTE, Emile. Problemas de linguística geral. São Paulo: Edusp, 1976.

BÍBLIA DE JERUSALÉM. Nova edição, revista e ampliada. São Paulo: Paulus, 2002.

DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Trad. António Fernando Cascais e Edmundo Cordeiro. 2a ed. Lisboa: Passagens, 1992. (Edição original: 1969.)

KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. Trad. Lúcia Helena França Ferraz. São Paulo: Perspectiva, 1974.

LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: José Olympio, 1981.

MAINGUENEAU, Dominique. Os elementos de lingüística para o texto literário. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MAINGUENEAU, Dominique. O discurso literário. São Paulo: Contexto, 2006.

MOSER, Benjamin. Clarice,. São Paulo: Cosacnaify, 2009.

VIEIRA, Nelson H. Jewish Prophetic Thinking: Myth, Difference, and the Discourse of Alterity. In: ______. Jewish Voices in Brazilian Literature: a Prophetic Discourse of Alterity. Gainesville: University Press of Florida, 1995a. p. 19-50.

VIERA, Nelson H. Clarice Lispector: a Jewish Impulse and a Prophecy of Difference. In: _____. Jewish Voices in Brazilian Literature: a Prophetic Discourse of Alterity. Gainesville: University Press of Florida, 1995b. p. 100-150.

WALDMAN, Berta. Entre passos e rastros: presença judaica na literatura brasileira contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Downloads

Publicado

2013-03-30

Como Citar

Alencar, K. Q. (2013). O ethos do escritor-locutor e a tradição judaico-cristã na escritura em A hora da estrela: um intercâmbio de discursos e intertextos. Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 7(12), 58–73. https://doi.org/10.17851/1982-3053.7.12.58-73