Diane Arbus e o estranho nosso de cada dia

Autores

  • André Melo Mendes Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-3053.7.13.29-50

Palavras-chave:

Diane Arbus, Fotografia, Grotesco, Retratos

Resumo

Este artigo pretende apresentar o trabalho de Diane Arbus, importante fotógrafa norte-americana de origem judaica que produziu sua obra nos anos 1960 e 1970. Influenciada pelo trabalho de Lisette Model, também de origem judaica, Arbus se tornou uma das primeiras fotógrafas interessadas em nos lembrar de que o estranho/grotesco está próximo de nós e faz parte da nossa realidade. O trabalho que consagrou Arbus, e que será aqui analisado, se caracteriza pelo registro e exibição daquilo que são consideradas “as partes debaixo” da sociedade, as partes as quais a moral e os bons costumes determinaram como interditadas e que devem permanecer escondidas porque comprometeriam a ilusão de uma sociedade igual, lisa e perfeita, sobretudo, ordenada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Melo Mendes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais e Professor Adjunto do Departamento de Comunicação Social da UFMG.

Referências

ARBUS, Diane citado por DYER, Geoff. O instante contínuo: uma história particular da fotografia. Trad. Donaldson M. Garschagen. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

ARBUS, Diane. Diane Arbus, review by Elsa Dorfman. Elsa Dorfman, 1995. Disponível em: <http://dorfmanstaging.herokuapp.com/categories/2/albums/68>. Acesso em: 22 jul. 2013.

BAKHTIN, Mikhail M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Trad. Yara F. Vieira. São Paulo: Huicitec, 2010.

BAUER, Hermann; PRATER, Andreas. Barroco. Köln: Taschen, 2007.

BORGES, Maria E. L. História e fotografia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

BRAUNE, Fernando. O surrealismo e a estética fotográfica. Rio de Janeiro: 7Letras, 2000.

BUTLER, Judith. Diane Arbus: “Surface Tensions: Judith Butler on Diane Arbus”. American Suburbx, fev. 2004. Disponível em <http://www.americansuburbx.com/2010/11/theory-surface-tensions-judithbutler.html>. Acesso em: 22 jul. 2013.

CABALLERO, Juan Diego. Don Sebastian de Morra, de Velázquez. Ensen-Arte, 23 mar. 2007. Disponível em: <http://aprendersociales.blogspot.com.br/2007/03/don-sebastian-de-morra-develzquez.html>. Acesso em: 22 jul. 2013.

DYER, Geoff. O instante contínuo: uma história particular da fotografia. Trad. Donaldson M. Garschagen. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

EICHENBERGER, Andréa. Encontros colaborativos. Photomagazine, edição 42. Disponível em: <http://photomagazine.uol.com.br/encontros-colaborativos/>. Acesso em: 22 jul. 2013.

FABRIS, Annateresa. Identidades virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

GUERRA, Silivia. Weegee dans la collection Berison. Arte Captital. Disponível em: <http://www.artecapital.net/criticas.php?critica=139>. Acesso em: 22 jul. 2013.

JEFFREY, Ian. Cómo ler la fotografia. Trad. Israel Ortega. Barcelona: Electa, 2009.

JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como objeto de arte. Trad. Tereza Lourenço. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

KANZ, Roland. Retratos. Köln: Taschen, 2008.

KREINIK, Juliana; LAIRD, Chad. Neue Sachlichkeit: Otto Dix's Portrait of the Journalist Sylvia von Harden. Disponível em: <http://smarthistory.khanacademy.org/Neue-Sachlichkeit.html>. Acesso em: 22 jul. 2013.

MISKOLCI, Richard. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

O BOBO da Corte Sebastián Morra. Casthalia, 30 jan. 2006. Disponível em: <http://www.casthalia.com.br/a_mansao/obras/velazquez_morra.htm>. Acesso em: 22 jul. 2013

PORTRAIT, Walker Evans. Os olhos trafegam em sentimentos, não em pensamentos. Centro de Fotografia ESPM, 12 jun. 2012. Disponível em: <http://foto.espm.br/index.php/referencias/os-olhos-trafegam-em-sentimentosnao-em-pensamentos-walker-evans/>. Acesso em: 22 jul. 2013.

PAUL Strand (1890 – 1976): referências, estudo, ecleticidade. Centro de Fotografia ESPM, 1 ago. 2012. Disponível em: <http://foto.espm.br/index.php/referencias/paul-strand-1890-1976-referenciasestudo-ecleticidade/>. Acesso em: 22 jul. 2013.

STURGIS, Alexander. Entender la pintura: análisis y explicación de los temas de las obras. Barcelona: Blume, 2002.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

WILSON, William. Art Review: Lisette Model’s Eloquent Photographs. Los Angeles Times. 10 ago. 1991. Disponível em: <http://articles.latimes.com/1991-08-10/entertainment/ca-90_1_lisette-model>. Acesso em: 22 jul. 2013.

WOLF, Norbert. Velázquez. Trad. Maria Eugénia R. da Fonseca, Köln: Taschen, 2006.

Downloads

Publicado

2013-10-30

Como Citar

Mendes, A. M. (2013). Diane Arbus e o estranho nosso de cada dia. Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 7(13), 29–50. https://doi.org/10.17851/1982-3053.7.13.29-50