Memória judaica na arte arquivista de Leila Danziger
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-3053.8.15.3-20Palavras-chave:
Memória, Arquivo, Leila DanzigerResumo
A arte de Leila Danziger é orientada pelas negociações entre memória e história, constantemente com referências ao judaísmo, à Shoah e à literatura. É principalmente aos arquivos, pessoais ou públicos, que a artista recorre para mencionar o indizível das grandes ou pequenas catástrofes. Dos arquivos de papéis, palavras e imagens se tornam material artístico, ora associados, ora solitários, por vezes apenas vestígios. Analisaremos aqui alguns trabalhos que aludem à memória da Shoah como a série Nomes próprios, e a presentificação dessa memória junto às catástrofes cotidianas brasileiras na série Diários públicos.
Downloads
Referências
CHRISTIN, Anne-Marie. Poétique du blanc: vide et intervalle dans la civilisation de l'alphabet, nouvelle édition revue et augmentée, Paris: Vrin, coll.‚Essais d'art et de philosophie‛, 2009.
COCCHIARALE, Fernando. Nomes próprios. Encarte do catálogo da exposição realizada na Galeria Thomas Cohn. São Paulo: Galeria Thomas Cohn, 1998.
DANZIGER, Leila. O jornal e o esquecimento. Ipotesi, Juiz de Fora: UFJF, 2007. v. 11, n. 2,. p. 167-177, jul-dez. 2007.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Memória e esquecimento: linguagens e narrativas. In: BRESCIANI, Stella; NAXARA, Márcia (Org.). Memória e (res)sentimento: indagações sobre uma questão sensível. Campinas: Editora da UNICAMP, 2004.
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. Trad. Sergio Alcides. Seleção de Heloisa Buarque de Hollanda. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.
LINS, Vera. Entre o excesso e a exceção: a profanação do jornal. Outra Travessia: Revista de Literatura, Ilha de Santa Catarina: UFSC, n. 5, p. 41-48, 2005. Disponível em: <http://www.leiladanziger.com/text/02avera.pdf>. Acesso em: 4 maio 2010.
MORAES, Eliane Robert. A memória da fera. In: NETROVSKI. A; SELIGMANN-SILVA, M. (Org.). Catástrofe e representação. São Paulo: Escuta, 2000. p. 149-156.
SELIGMANN-SILVA, Márcio (Org.). Palavra e imagem: memória e escritura. Chapecó: Argos, 2006.
SILVEIRA, Paulo. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: UFRGS, 2001.
SOUZA, Alice Costa. Imagens de memória/esquecimento na contemporaneidade. Orientadora: Maria Angélica Melendi. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.