Memória judaica na arte arquivista de Leila Danziger
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-3053.8.15.3-20Palavras-chave:
Memória, Arquivo, Leila DanzigerResumo
A arte de Leila Danziger é orientada pelas negociações entre memória e história, constantemente com referências ao judaísmo, à Shoah e à literatura. É principalmente aos arquivos, pessoais ou públicos, que a artista recorre para mencionar o indizível das grandes ou pequenas catástrofes. Dos arquivos de papéis, palavras e imagens se tornam material artístico, ora associados, ora solitários, por vezes apenas vestígios. Analisaremos aqui alguns trabalhos que aludem à memória da Shoah como a série Nomes próprios, e a presentificação dessa memória junto às catástrofes cotidianas brasileiras na série Diários públicos.
Downloads
Referências
CHRISTIN, Anne-Marie. Poétique du blanc: vide et intervalle dans la civilisation de l'alphabet, nouvelle édition revue et augmentée, Paris: Vrin, coll.‚Essais d'art et de philosophie‛, 2009.
COCCHIARALE, Fernando. Nomes próprios. Encarte do catálogo da exposição realizada na Galeria Thomas Cohn. São Paulo: Galeria Thomas Cohn, 1998.
DANZIGER, Leila. O jornal e o esquecimento. Ipotesi, Juiz de Fora: UFJF, 2007. v. 11, n. 2,. p. 167-177, jul-dez. 2007.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Memória e esquecimento: linguagens e narrativas. In: BRESCIANI, Stella; NAXARA, Márcia (Org.). Memória e (res)sentimento: indagações sobre uma questão sensível. Campinas: Editora da UNICAMP, 2004.
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. Trad. Sergio Alcides. Seleção de Heloisa Buarque de Hollanda. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.
LINS, Vera. Entre o excesso e a exceção: a profanação do jornal. Outra Travessia: Revista de Literatura, Ilha de Santa Catarina: UFSC, n. 5, p. 41-48, 2005. Disponível em: <http://www.leiladanziger.com/text/02avera.pdf>. Acesso em: 4 maio 2010.
MORAES, Eliane Robert. A memória da fera. In: NETROVSKI. A; SELIGMANN-SILVA, M. (Org.). Catástrofe e representação. São Paulo: Escuta, 2000. p. 149-156.
SELIGMANN-SILVA, Márcio (Org.). Palavra e imagem: memória e escritura. Chapecó: Argos, 2006.
SILVEIRA, Paulo. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: UFRGS, 2001.
SOUZA, Alice Costa. Imagens de memória/esquecimento na contemporaneidade. Orientadora: Maria Angélica Melendi. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor cede os direitos autorais à revista Arquivo Maaravi. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico estão sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.



