Memória judaica na arte arquivista de Leila Danziger

Autores

  • Alice Costa Souza Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Angélica Melendi Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-3053.8.15.3-20

Palavras-chave:

Memória, Arquivo, Leila Danziger

Resumo

A arte de Leila Danziger é orientada pelas negociações entre memória e história, constantemente com referências ao judaísmo, à Shoah e à literatura. É principalmente aos arquivos, pessoais ou públicos, que a artista recorre para mencionar o indizível das grandes ou pequenas catástrofes. Dos arquivos de papéis, palavras e imagens se tornam material artístico, ora associados, ora solitários, por vezes apenas vestígios. Analisaremos aqui alguns trabalhos que aludem à memória da Shoah como a série Nomes próprios, e a presentificação dessa memória junto às catástrofes cotidianas brasileiras na série Diários públicos.

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Biografia do Autor

Alice Costa Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA-UFMG) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Maria Angélica Melendi, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerias e professora da Escola de Belas Artes da UFMG.

 

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Publicado

2014-11-30

Como Citar

Souza, A. C., & Melendi, M. A. (2014). Memória judaica na arte arquivista de Leila Danziger. Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 8(15), 3–20. https://doi.org/10.17851/1982-3053.8.15.3-20