Sobre as coleções e colecionadores em Ver: Amor, de David Grossman
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-3053.9.16.90-107Palavras-chave:
Coleção, Enciclopédia, InfânciaResumo
Este artigo define-se como a análise do conceito de coleção no romance do escritor israelense David Grossman (2007), Ver: Amor. Nesse sentido, pretendemos elaborar um percurso pelas características principais do romance de Grossman que giram em torno de uma escrita enciclopédica, labiríntica, metalinguística, rizomática e fragmentária. Características, convém ressaltar, típicas de um romance pós-moderno, sobretudo, de um romance que pretende se confrontar com questões duríssimas sobre o extermínio, a morte, a catástrofe, mas que também, aponta para temas como a vida, a memória, o amor e a sobrevivência.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. O ensaio como forma. In:______. Notas de Literatura. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: Editora 34, 2003.
AGAMBEN, Giorgio. A ideia do amor. In: ______. A ideia da prosa. Trad. João Barrento. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2012.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Trard. Irene Aron. Belo Horizonte: Ed. UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão. Trad. João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
CALVINO, Italo. Coleções de areia. Trad. Maurício Santana Dias. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
ECO, Umberto. O antiporfírio. In: _____. Sobre espelhos e outros ensaios. Trad. Beatriz Borges. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.
FREUD, Sigmund. O inquietante. História de uma neurose infantil: (“O homem dos lobos”): além do princípio do prazer e outros textos (1917-1920). São Paulo: Companhia das letras, 2010.
GROSSMAN, David. Ver: Amor. Trad. Nancy Rozenchan. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Após Auschwitz. In:______. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed.34, 2006.
JAROUCHE, Mamede Mustafá (Org.). Livro das mil e uma noites. V. I: ramo sírio. Trad. Mamede Mustafá Jaraouche. São Paulo, Globo, 2006.
MAIA, Cláudia. A imagem inalcançável do todo: coleções, museus, arquivos em Italo Calvino. Tese (Doutorado em Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, 2013.
MIRANDA, Wander Melo. A liberdade do pastiche. In: ______. Nações Literárias. Cotia: Ateliê Editorial, 2010.
ROUANET, Sérgio Paulo.; PEIXOTO, Nelson Brissac. É a cidade que habita os homens ou são eles que moram nela?. Revista da USP/Dossiê Walter Benjamin, n. 15, set-nov, 1992.
SILVA, Vívien Gonzaga e. As mil e uma vozes de Ver: Amor, de David Grossman. Arquivo Maaravi: Revista digital de Estudos Judaicos da UFMG. Belo Horizonte, v. 4, n. 6, mar. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.