Os limites do testemunho literário: compreendendo o paradoxo de Levi

Autores

  • Lucas Amaral de Oliveira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-3053.11.21.127-150

Palavras-chave:

Testemunho, Primo Levi, Experiência-Limite

Resumo

Auschwitz, muitas vezes, foi pensado como evento irrepresentável, que transcende as possibilidades linguísticas disponíveis de representação. O escritor italiano Primo Levi (1919-1987) tentou enfrentar tal problemática, revelando o chão aporético sobre o qual pode se desenvolver o trabalho do testemunho literário: impossível, mas necessário. Este artigo pretende analisar alguns dos problemas éticos e epistemológicos que o testemunho de eventos traumáticos poderia suscitar para a literatura. A hipótese é deque a construção do testemunho, do modo como foi elaborado por Levi, contém em si uma lacuna, ou uma falta que o constitui: ao mesmo tempo em que transmite, por imperativo, uma experiência-limite, deixa de comunicar, por inabilidade ou incapacidade, outras experiências. O argumento central é de que a condição de possibilidade do testemunho é justamente sua característica lacunar, algo que confere potência ao processo de transmissão de experiências.

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Biografia do Autor

Lucas Amaral de Oliveira, Universidade de São Paulo

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo. Durante o ano de 2016, foi Visiting Researcher do Department of Global Studies da Aarhus University, na Dinamarca. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), com período sanduíche na Università di Bologna (2012). É editor regional da newsletter Global Dialogue, periódico da International Sociological Association (ISA), e compõe a comissão editorial da revista internacional City & Society. 

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Arquivos adicionais

Publicado

2017-11-26

Como Citar

Oliveira, L. A. de. (2017). Os limites do testemunho literário: compreendendo o paradoxo de Levi. Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 11(21), 127–150. https://doi.org/10.17851/1982-3053.11.21.127-150