A tradição do retrato: Annie Leibovitz
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-3053.12.22.2-24Palavras-chave:
Fotografia, Leibovitz, RetratosResumo
Esse artigo trata das principais obras de Annie Leibovitz, fotógrafa contemporânea de origem judaica, famosa pela qualidade estética e retórica dos seus retratos. Apesar de não ser adequadamente valorizada por boa parte da crítica especializada, em virtude do seu vínculo com o mercado, suas imagens, como se verá nesse texto, são complexas e têm grande importância para história da fotografia. Nessa reflexão sobre o seu trabalho foi utilizada uma metodologia de análise de base semiótica, combinada com os conceitos desenvolvidos por Aby Warburg sobre a sobrevivência das imagens.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Ninfas. Trad. Renato Ambrósio. São Paulo: Hedra, 2012.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Trad. Vera Maria dos Santos. Bauru: EDUSC, 2004.
GINSBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Trad. Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
HARRIS, Nathaniel. Vida e obra de Gustav Klimt. Trad. Bazán Tecnologia e Linguística. Rio de Janeiro: Ediouro,1996.
MOLINO, Denis Bruza. O retrato da pompa. In: COELHO, Teixeira (Org). Olhar e ser visto. São Paulo: Comunique, 2008. p. 20-59.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. Trad. Constancia Egrejas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.
SAMAIN, Etienne. As imagens não são bolas de sinuca. In: SAMAIN, Etienne (Org.). Como pensam as imagens. Campinas: Editora da Unicamp, 2012. p. 21-36.
SHARON, Delano. Annie Leibovitz at Work. Nova York: Random House, 2008.
SANTAELLA, Lucia. Corpo e comunicação: sintoma da cultura. São Paulo: Paulus, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.